Menu Buscar

Sopa de ervilha com pedaços de calabresa. O prato é rosa, tem a borda com uma textura decorativa e está sobre uma tábua de bambu.

Receita de sopa de ervilha partida

Sopa de ervilha com pedaços de calabresa. O prato é rosa, tem a borda com uma textura decorativa e está sobre uma tábua de bambu.

Pode querer mais uns meses de inverno pra comer comida gostosa? Tá, eu sei que eu já falei isso, mas é que comida de inverno é tão gostosa! Bebida também né. No verão é só tomar uma tacinha de vinho que eu fico ensopada de suor. No frio não, é só beber uma taça embaixo do edredon e dormir gostosinho.

Mas enfim. Vamos aproveitar o que a gente tem.

Essa sopa de ervilha veio do curso de sopas do Sesi Jundiaí. As sopas que a gente aprende lá são todas incríveis, e eu me apaixonei por várias então fica difícil escolher uma preferida, mas com certeza essa está no top 5 (junto com o capeletti in brodo e a sopa creme de mandioquinha).

O segredo da sopa de ervilha é usar aquela ervilha partida, que vende de saquinho no supermercado junto com as farinhas, porque ela é rica em carboidratos e deixa a sopa bem grossa. A ervilha fresca também pode virar sopa, mas vai precisar de uma batata pra ajudar a engrossar o caldo. Ervilha em lata nem pensar, tá?

A original do Sesi leva bacon, mas colega, o bacon anda caro hein? Encontrei uns pacotinhos que eram gordura pura e estavam pela hora da morte. Preferi usar linguiça calabresa fatiada e frita no microondas que estava bem mais em conta. Daria pra substituir por um bom queijo ralado também.

Sopa de ervilha partida

Ingredientes

Modo de Preparo

Deixe a ervilha de molho na água de um dia para o outro, na geladeira. Se não puder deixar a ervilha de molho de um dia pro outro, pode fazer a sopa do mesmo jeito – basta acrescentar uma xícara a mais de caldo de frango.

Pique a cebola e o alho e frite com a manteiga e o azeite até a cebola ficar transparente. Junte a ervilha com a água do remolho e o caldo de frango. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando.

Bata a sopa (com o mixer dentro da panela, ou deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador), até que fique lisa. Volte para a panela, coloque o sal e a pimenta e deixe levantar fervura.

Deslique o fogo, acrescente a linguiça e sirva quente.

Rendimento: 4 porções

Congelamento: dá pra congelar essa sopa, mas a primeira vista a aparência dela vai assustar, mas é só descongelar numa panela com um pouco de água e mexer bastante que ela fica bonita de novo.

Super prática pra quando a gente chega em casa querendo uma sopinha!