Menu Buscar

Prato de ensopado de carne visto de cima. A carne está decorada com cebolas douradas e brotos de alfafa, e o prato é branco com a borda estampada com flores.

Receita de boeuf bourguignon

A segunda receita do desafio Receita pro fim de semana do Panelinha foi boeuf bourguignon. Dá pra acreditar que eu, que amo culinária francesa, nunca tinha feito essa receita? Nem depois de ler A Arte Culinária de Julia Child eu não tinha me animado.

Pra variar, eu não segui a receita original… porque ela rendia 8 porções e eu achei muita coisa (e a carne tá cara), porque eu não como cogumelo, porque eu não achei o bacon que eu gosto pra comprar, porque eu jurava que tinha salsão no congelador e não tinha… enfim né, então vou colocar aqui a receita do jeito que eu fiz, na panela de pressão. Mas dá uma olhada na receita original do Panelinha caso você vá fazer.

A casa ficou toda perfumada, com cheiro de Natal

Boeuf Bourguignon

Ingredientes

Ensopado de carne, decorado com cebolas douradas, num prato fundo estampado de amarelo e azul

Modo de Preparo

Faça uma marinada com o músculo, o vinho, as folhas de louro e os ramos de tomilho, e deixe na geladeira entre 6 e 12 horas – se você vai fazer a receita pro almoço, faça isso na noite anterior.

Tire a carne da geladeira meia hora antes de preparar, pra ela ficar em temperatura ambiente. Passe a carne por uma peneira, guardando o líquido da marinada. Aqui eu descartei as ervas. Esprema os pedaços de carne na peneira pra tirar bem o líquido. Tempere com sal, pimenta do reino e polvilhe a farinha de trigo. Misture tudo.

Aqueça a panela de pressão e vá dourando os cubos de carne em um fio de azeite, no fogo médio pra alto e aos poucos, só alguns pedacinhos por vez pra não soltar água. Vá tirando a carne dourada e reservando num refratário. Se grudar muito no fundo da panela, pingue um pouco de água entre uma fritada de carne e outra pra soltar e não queimar.

Depois de dourar a carne, frite a panceta nessa mesma panela e reserve. Agora, se a sua panela for como a minha, que gruda que é uma desgraça, faça essa etapa de dourar a carne e a panceta numa panela anti aderente grande, e quando terminar esquente nela a água pra aproveitar o douradinho do fundo.

Na panela quente, coloque o alho, a cenoura e o alho-poró pra refogar uns 3 minutos. Acrescente o molho de tomate, os cubos de carne, a panceta, a água e o líquido da marinada.

Feche a panela e depois que pegar pressão cozinhe por meia hora. Se você não fizer na pressão tudo bem, leva um pouco mais de 1 hora e você vai precisar de 3 xícaras de água pro cozimento.

Quando a panela perder pressão, abra e volte destampada ao fogo médio até apurar o ensopado e ficar com a consistência que você preferir – eu gosto mais sequinho, então deixei uns 20 minutos apurando. Acerte o sal.

Descasque a cebola e corte ao meio no sentido do comprimento. Coloque com o lado do miolo pra cima numa frigideira com um fio de azeite, salpique sal e leve ao fogo baixo com a frigideira tampada. Quando dourar, vire as cebolas com o lado do miolo pra baixo até dourar esse lado também.

Sirva o boeuf bourguignon com arroz branco ou purê, com as cebolas douradas por cima.

Rendimento: 4 porções.

Congelamento: congele por até 3 meses (sem as cebolas, elas ficam muito moles) – pra descongelar, deixe na geladeira de um dia pro outro