Menu Buscar

Resenha do livro A Arte Culinária de Julia Child

Vocês já sabem que agora eu faço parte do Entre Talheres, um podcast sobre gastronomia do meu amigo jornalista Felipe Pereira – preparem-se porque eu vou falar muito sobre esse podcast aqui 😁

Pra gravar o primeiro episódio sobre livros de receitas, que é o tema de amanhã, eu escolhi falar da Julia Child e aí fui atrás de tudo o que eu tenho dela: do filme Julie & Julia ao Mastering The Art of French Cook.

Mas único livro de receitas da Julia Child traduzido para o português até agora é o A Arte Culinária de Julia Child – um livro pequenininho, simples e barato, voltado pra quem já tem alguma noção básica de cozinha.

Está direcionado a quem tem alguma familiaridade com a linguagem culinária; pessoas cujas cozinhas estão normalmente bem equipadas com utensílios como assadeiras baixas, um processador de alimentos, um rolo de massas decente; e que conhecem o ambiente em torno do fogão, razoavelmente bem.

Julia Child, em A Arte Culinária de Julia Child

Ela segue dizendo que o livro é um compilado das suas anotações culinárias. Não tem fotos, não tem ilustrações, só tem umas fotinhas da Julia no programa de tevê.

As receitas do Arte Culinária estão divididas em sopas e molhos básicos, saladas e seus molhos, legumes, carnes, aves e peixes, ovos, pães, crepes e tortas, bolos e biscoitos e equipamentos de cozinha. Além das receitas tem várias dicas para substituições, consertar receitas desandadas e tal.

Se você tá querendo arriscar um boeuf bourguignon, a receita mais icônica da Julia Child, esse é seu livro!

E enquanto eu fazia a pesquisa pro episódio do podcast acabei comprando o Minha Vida Na França, a biografia da Julia. Não li ainda, mas conto pra vocês o que eu achei.

A Arte Culinária de Julia Child
Julia Child e David Nussbaum
Editora Seoman
ISBN 9788598903576
240 páginas, capa comum, 2013 (1ª edição)

Todos os livros citados aqui estão a venda na Amazon.

E o episódio sobre a Julia Child você ouve no Entre Talheres: