Receita de Tomates Confitados


Os tomates confitados vieram do curso de Saladas no Pote do Sesi, e são um ótimo acompanhamento para saladas e pratos quentes.

Eu aproveito o forno aceso de outra receita para assá-los, não vejo necessidade de gastar gás só pra isso. Uma assadeira pequenininha no fundo do forno dá conta do recado. Também compro o tomate em oferta, porque a receita não rende muito.

Tomates Confitados

Ingredientes

3 embalagens de tomate sweet grape (540g)
4 ramos de alecrim, manjericão ou outra erva fresca
6 dentes de alho (opcional)
pimenta do reino moída na hora
sal
azeite

Modo de Preparo

Coloque os tomates lavados e os dentes de alho numa assadeira, cubra com pimenta, sal e regue com bastante azeite. Espalhe os galhos de ervas por cima e leve ao forno médio por 45 minutos, mexendo os tomates com uma espátula uma ou duas vezes durante esse tempo.

Ainda quente, guarde num vidro esterilizado (ferva o vidro em água quente e deixe esfriando sobre uma assadeira forrada com papel toalha), cubra com azeite até 2 dedos da boca do vidro e conserve na geladeira por até 5 dias.

Rende um vidro médio, de 400ml.

O tomate sweet grape é aquele pequenininho e mais docinho. Se você encontrar o tomate cereja, corte-o no meio e tire as sementes. Também dá pra fazer com o tomate italiano, cortado em fatias.

Nas duas vezes que eu fiz essa receita, uma com sweet grapes inteiros e outra com tomates cereja cortados na metade, esqueci de colocar os dentes de alho. Como é muito tempo de forno, eu colocaria o dente de alho inteiro, apenas sem a tampinha, assim o alho não queima e nem desmancha. Os dentes do alho ficam cremosinhos e é só puxar com um garfo.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *