Receita de Macarrão Caseiro

Receita de Macarrão Caseiro

Comprei um cilindro de massas no ano passado, mas só fui fazer minha primeira receita de macarrão caseiro agora.

Eu amo macarrão, já fazia muito tempo que eu queria fazer massas em casa pra ver se ficava bom. Dá trabalho, mas é super gostoso de trabalhar com essa massinha e a receita não tem segredo.

Testei duas variações: a receita normal com trigo, e substituindo metade do trigo por semolina. Gostei bem mais da segunda: o macarrão ficou mais sequinho, mais amarelo e o sabor ficou bem mais gostoso.

Macarrão Caseiro

Ingredientes

50g de farinha de trigo
50g de semolina
1 ovo
1 pitada de sal
fubá

Modo de Preparo

Peneire as farinhas e o sal numa tigela. Abra uma cova no meio, coloque o ovo no meio e misture. Sove até formar uma bola de massa bem lisa. Deixe descansar por meia hora coberto com um filme plástico ou um pano de prato úmido.

Passe a massa no cilindro várias vezes, começando com a abertura mais larga e diminuindo aos poucos. Vá dobrando a massa e passando de novo no cilindro várias vezes, até ela ficar bem lisa. Corte com uma faca bem afiada (se for fazer lasanha) ou passe no cortador do cilindro para fazer talharim.

Passe o macarrão cortado no fubá para ele não grudar. Arrume as tiras, polvilhe com mais fubá e deixe descansando de um dia para o outro antes de cozinhar. Essa receita rende duas porções, mas aproveite e faça bastante massa de uma vez, que você pode guardar depois de seca num vidro bem fechado.

O molho de tomate também é caseiro, olha que gostoso fazer a comida do zero! Essa massa também fica ótima com molho pesto.

Agora, se você quiser arriscar um pouco mais, pode tentar a receita de macarrão caseiro de espinafre, que além de lindo fica uma delícia.




  Seguir