Receita de Gelatina em Camadas

Receita de Gelatina em Camadas

Meu deus que calor é esse? Dá vontade de comer salada na ceia de réveillon, pelamor. A ceia vai ser bem levinha este ano, e a sobremesa também – essa gelatina em camadas só leva dois ingredientes e fica uma delícia. Ela é um pouco demorada porque cada camada precisa esfriar bem antes da próxima, mas isso pode ser feito sem pressa no dia anterior.

Essa receita de gelatina listrada não é só para a ceia, ela pode ser servida em qualquer festa, é só combinar as cores da gelatina com a decoração. Também pode ser feita com gelatina diet para quem não consome açúcar, e com creme de leite sem lactose pra quem tem restrições alimentares.

Receita de Gelatina em Camadas

Gelatina Listrada

Ingredientes

pra cada camada de cor
1 caixinha de gelatina
100ml de creme de leite (com soro, de caixinha ou light)
500ml de água

Receita de Gelatina em Camadas

Modo de Preparo

Divida o pó da gelatina em duas partes iguais. Dissolva muito bem uma das metades em 100ml de água fervente, adicione 150ml de água gelada e divida o líquido em porções da mesma altura em recipientes individuais. Se for fazer uma gelatina pra desenformar, unte o uma forma de alumínio com óleo.

Leve para a geladeira por pelo menos uma hora para a primeira camada endurecer – se você estiver com pressa, coloque no freezer por cerca de 30 minutos.

Prepare a próxima camada dissolvendo a segunda metade do pó da gelatina em 50ml de água fervente. Acrescente 100ml de água gelada, deixe esfriar, acrescente o creme de leite gelado e misture bem (bata com um garfo pra dissolver). Faça uma camada da mesma altura da anterior e leve para gelar por mais meia hora.

Vá alternando quantas camadas você quiser ou tiver espaço. Se na hora de colocar a próxima camada a gelatina ainda estiver mole, as cores vão se misturar, mas se estiver dura demais as camadas vão descolar.

Para desenformar, depois de pronta deixe pelo menos de um dia pro outro na geladeira coberta com plástico filme, pra ficar bem firme. Passe a forma na chama do fogão rapidinho pra descolar mais fácil.

Vamos às dicas!

✓ Se você estiver usando uma forma de alumínio, não coloque diretamente no congelador – coloque um prato plástico por baixo pra não congelar a camada de baixo.

✓ Ainda na forma de alumínio, daquelas com um furo no meio: pra primeira camada não ficar muito mais alta que as outras, porque a forma é mais estreita no fundo, coloque só metade do líquido. Use a outra metade em copinhos, pra porções individuais. Vá aumentando a quantidade aos poucos pras camadas ficarem iguais.

✓ Quando colocar uma camada, já comece a fazer a próxima e deixe-a em temperatura ambiente, assim ela fica bem fria na hora de colocar e não vai misturar com a camada anterior.

Veja também:
Receita de Bala de Goma
Receita de Bicho-de-pé




  Seguir