Receita de Tender com Mel e Laranja

Tender fatiado sobre uma tábua de madeira. Ao lado um potinho vermelho com molho e uma cabeça de alho assada.

Este ano não teve ceia de Natal aqui em casa, teve um almocinho bacana com tender, farofa de alho poró, queijo coalho grelhado e mini arroz cozido no caldo de frango.

Pro tender eu escolhi a receita de tender com mel e laranja da Rita Lobo. Eu adoro o sabor cítrico doce junto com o tender. É uma receita super fácil, que dá pouquíssimo trabalho e não precisa começar a ser feita um dia antes.

A diferença é que eu asso naqueles sacos de celofane próprios para ir ao forno, dentro de uma assadeira forrada com duas camadas de papel alumínio. Não faz sujeira nenhuma! Ninguém merece desencrustar gordura queimada em assadeira em dia de festa, né não?

Tender com Mel e Laranja

Ingredientes

Tender dentro de uma assadeira forrada com papel alumínio

Modo de Preparo

Dentro de uma vasilha alta onde caiba o tender, ou num saco de celofane próprio para ir ao forno, misture o suco de laranja, o vinho, o mel, os cravos e a pimenta-do-reino.

Com uma faquinha afiada, faça cortes no tender em formato de losango. Coloque o tender dentro da marinada e deixe fora da geladeira, virando de vez em quando para marinar por igual.

(Se você estiver fazendo o tender de um dia pro outro, deixe marinando na geladeira e tire uma hora antes, pra perder a temperatura antes de entrar no forno)

Quando a marinada der meia hora, pré-aqueça o forno em temperatura média.

Passada uma hora, forre uma assadeira com duas camadas de papel alumínio, coloque o tender, cubra com a marinada e feche a assadeira com mais uma camada de papel alumínio, com o lado opaco para fora. Se você estiver usando o saco de celofane não precisa cobrir.

Leve ao forno por 30 minutos. Passado esse tempo, tire o papel alumínio da cobertura ou abra o celofane (com cuidado por causa do vapor). Regue o tender com a marinada, coloque as duas colheres de mel por cima e volte ao forno.

Depois de 10 minutos, regue o tender com a marinada e deixe no forno por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe o tender descansando enrolado em papel alumínio por pelo menos 10 minutos numa tábua antes de fatiar.

Dicas


Publicidade

Instagram @cozinhadakika
Pinterest @cozinhadakika