Menu Buscar

Vidro com geléia de pimenta. O vidro tem a tampa azul e está sobre um tecido estampado. Ao lado dele, duas pimentas dedo de moça.

Receita de geléia de pimenta

Há algum tempo experimentei numa degustação a combinação de geléia de pimenta com queijo parmesão fresco e fiquei apaixonada 😍

A geléia de pimenta combina super bem com pratos salgados, como queijos e carnes, especialmente carne suína. Claro que se você gosta de pimenta pode consumir essa geléia como preferir, mas ela fica perfeita acompanhando linguiça 😋

Acabei vencida pela degustação e comprei um vidro de geléia (e o queijo), mas assim que a geléia acabou resolvi fazer em casa. Não ficou tão transparente quanto a comprada, mas vou continuar melhorando a receita.

Geléia de pimenta

Ingredientes

A foto mostra uma panela com maçã e pimenta picadas dentro, ainda cruas, prontas para irem ao fogo.

Modo de Preparo

Tire as sementes das pimentas – de preferência use luvas pra não queimar as mãos, e tome muito cuidado com os olhos e com a boca! Corte a pimenta em pedaços menores.

Higienize e pique as maçãs, nunte a pimenta e coloque numa panela. Coloque o suco de limão, polvilhe o açúcar e deixe descansando 15 minutos, pro açúcar puxar um pouco do suco da maçã.

Leve ao fogo baixo e, quando a maçã tiver soltado a água, bata com um mixer ou no liquificador (cuidado, vai estar quente!) até ficar uniforme.

Volte ao fogo baixo e cozinhe até a geléia ficar sequinha e firme.

Rendimento: um vidro de 400ml

Conservação: 10 dias em geladeira num vidro esterilizado e bem fechado, ou até 3 meses congelada. Pra descongelar, passe pra geladeira um dia antes de usar.

No Podcast Entre Talheres tem um episódio só com dicas pra fazer geléias, com dicas de quais frutas funcionam melhor e como deixar a sua geléia mais gostosa.