Menu Buscar

Potinho de vidro com geléia de figo. Ao lado do potinho, uma rama de canela.

Receita de geléia de figo

Potinho de vidro com geléia de figo. Ao lado do potinho, uma rama de canela.

Agora é época de figos e eu fiz figo em calda na semana passada. Acabou sobrando 5 frutas que não couberam na panela e eu resolvi fazer uma geléia de figo pra não desperdiçar, porque não é uma fruta que eu goste muito, apesar de ter achado bem gostosa na salada.

Postei a receita no Instagram hoje cedo na pressa, mas não gosto muito de postar receita em rede social, prefiro postar tudo aqui no blog e deixar o Instagram só pras fotos mesmo.

Geléia de Figo

Ingredientes

Modo de Preparo

Lave delicadamente os figos, corte em pedaços grandes e leve ao fogo baixo com os outros ingredientes, exceto a canela. Deixe cozinhar e quando começar a soltar água bata com um mixer ou amasse os figos com um garfo. Adicione a lasca de pau de canela e deixe cozinhar até engrossar e secar, mexendo de vez em quando. Não tem tempo certo porque vai variar muito de acordo com as frutas, a panela e até a chama do fogão. Não deixe grudar no fundo.

Coloque em vidros esterilizados – lave bem com água e sabão, despeje água fervente e deixe secar com a boca pra baixo sobre um pano limpo. Essa quantidade rende um vidro de 250ml. Eu gosto de geléias menos doces então usei só 3 colheres de açúcar, que pode ser o refinado, o demerara ou o mascavo, porque o figo já vai ficar marrom então o açúcar não vai influenciar na cor.

E além de acompanhar bem um tender no final do ano, ainda fica um presentinho de última hora muito fofo.

Potinho de geléia de figo. Ao lado dele uma rama de canela, e atrás um bonequinho de Papai Noel.

No Podcast Entre Talheres tem um episódio só sobre dicas pra fazer geléias. Ouve lá! Se você não tem Spotify, o episódio está no YouTube também.