Menu Buscar

Torta rústica de maçã vista de cima, dentro de um prato branco com a borda trabalhada, sobre uma tábua de madeira

Receita de galette de maçã da Paola Carosella

Quem acompanhou as lives do MasterChef durante a quarentena talvez se lembre que a Paola Carosella fez uma galette de manga durante uma das caixas misteriosas, com a facilidade de quem enche forminhas de gelo pra colocar no freezer.

A galette é uma torta rústica, em que a massa é dobrada sobre a cobertura. Eu fiquei com aquela receita na cabeça e fiz algumas vezes em casa – só não postei aqui porque não tinha gostado das fotos 😁

No último domingo eu acordei decidida a refazer essa torta com maçã verde pra tirar umas fotos bem bonitas, mas aí eu vi que a Paola tinha publicado a receita no canal dela no YouTube:

Com essas explicações detalhadas a minha torta ficou muito mais gostosa, sério! Ela já era boa, mas nunca tinha ficado assim ó:

https://www.instagram.com/p/CD9rCeUph4k/

Eu sei que já tem a receita detalhadinha lá no canal dela, e recomendo muito que vocês assistam o vídeo com ateção antes de começar. Mas vou deixar a receita registrada com o modo de preparo meio por cima aqui também, até porque eu mesma abro o blog no celular pra ver o passo-a-passo das receitas quando eu tô na cozinha 😂

Eu não coloquei canela porque esqueci mesmo (e ainda fiquei pensando “uai, mas a cor das maçãs tá meio errada” 🤔 hahaha), mas as raspas de limão deixam um perfume tão incrível que eu nunca mais faço sem elas.

Galette de maçã da Paola Carosella

Ingredientes da massa

Ingredientes do recheio

Para assar

Torta de maçã vista de cima, sobre uma tábua de madeira

Modo de Preparo

Comece pela massa, que precisa descansar na geladeira. Eu comecei picando a manteiga em cubinhos bem pequenos e deixei no congelador por 20 minutos. A água também.

Numa tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga gelada em cubinhos e vá esfarelando os pedaços no meio da farinha até ficar meio com uma textura de farofa, mas deixando alguns pedacinhos de manteiga (veja no vídeo!). Acrescente a água gelada, trabalhe um pouco a massa com delicadeza e dobre em três. Enrole no filme plástico ou num saquinho e leve pra geladeira por no mínimo 2 horas (mas o ideal é de um dia para o outro).

Passado o tempo do descanso, abra a massa com 3mm a 5mm de altura com um pouquinho de farinha pra não grudar. Coloque numa assadeira entre duas folhas de papel manteiga e volte pra geladeira por mais meia hora.

Enquanto a massa descansa, preaqueça o forno na temperatura mais alta e prepare o recheio: descasque as maçãs e corte em fatias finas – enquanto corta, deixe de molho na água com o suco do limão, para não escurecer.

Escorra as maçãs e misture com os outros ingredientes do recheio. Deixe na geladeira até dar o tempo do descanso da massa.

Tire a massa da geladeira, mantendo o papel manteiga de baixo (vai ajudar a descolar da forma e fazer menos sujeira). Polvilhe o açúcar e o amido no meio, deixando uma borda. Arrume os pedaços da maçã e dobre as beiradas da massa. Pincele as dobras com o ovo batido e polvilhe açúcar cristal (ou demerara, ou até mesmo o comum, é que o cristal fica mais bonito).

Leve ao forno bem quente por cerca de 45 minutos, até dourar bastante. Um exercício de paciência né, eu teria tirado a torta do forno bem antes.

Fatia de torta de maçã num prato branco, sobre uma tábua de madeira

Nas fotos a torta foi feita com 1/3 da receita da massa, e o recheio usou quase 2 maçãs verdes inteiras. Rendeu uma torta do tamanho de um prato grande, que serve até 6 pessoas.

Essa torta rústica pode ser feita com várias frutas (manga tá aprovadíssima!), é um ótimo jeito de aproveitar o que já está começando a passar na fruteira.