Menu Buscar

Receita de barra rústica de chocolate com castanhas e frutas secas

Quatro barrinhas de chocolate com castanhas, embrulhadas em papel celofane, sobre um prato de sobremesa

O Curso de Chocolates do Sesi Jundiaí me deixou inspiradíssima pra mexer com chocolate, e já desde a primeira aula eu fiquei pensando numa barra cheia de castanhas e frutas secas.

Mas sábado passado fez calor demais e eu não encarei temperar chocolate em casa. Temperar chocolate aliás é uma daquelas coisas que eu sou louca pra aprender a fazer mas que eu vivo enrolando. Tipo fazer pão. Então fui de fracionado mesmo.

Pra quem vai trabalhar com chocolate por conta da Páscoa, essa é uma receita ótima pra reaproveitar todas as aparas e sobras de chocolate que vão juntando ao longo da produção. Dá inclusive pra misturar chocolate branco, ao leite e amargo – só não dá pra misturar fracionado com chocolate nobre, porque não são a mesma coisa.

Barra Rústica de Chocolate com Castanhas e Frutas Secas

Ingredientes

Modo de Preparo

Esquente uma frigideira seca e limpa, abaixe o fogo e coloque as castanhas. Não pare de mexer pra não queimar. Toste por cerca de 3 minutos. Tire do fogo, coloque num prato pra espalhar e deixe esfriar. Isso vai deixar as castanhas mais crocantes.

Pique as frutas secas (eu gosto de cortar com uma tesoura de cozinha), coloque numa tigelinha e acrescente um pouco de conhaque, rum, vodka ou outra bebida alcoólica para hidratar. Se a barrinha de chocolate for ser consumida por crianças, ao invés de álcool acrescente 1 colher (sopa) de água bem quente. Reserve e escorra na hora de usar.

Derreta o chocolate e tempere de acordo com as instruções e temperatura indicada na embalagem. Se for usar fracionado, basta derreter e mexer até ficar frio ao toque (pelamordedeus não vai enfiar o dedo dentro – com um palitinho tire um pouco de chocolate e coloque no pulso – deve estar com a sensação de frio).

Acrescente as castanhas e as frutas secas e misture bem. Coloque o chocolate sobre uma folha de papel manteiga e deixe secar. Corte em cubinhos e embrulhe em papel celofane.

Dura cerca de 10 dias em ambiente fresco, fora da geladeira.