Menu Buscar

Livro Simplíssimo sobre um tecido floral

Resenha do livro Simplíssimo

Andei sumida, né? Acredito que não sou só eu que tive as energias completamente drenadas na pandemia, vi muita blogueira querida fazendo o mesmo desabafo (que graças aos céus na minha bolha não tem gente sem noção aglomerando pra fazer festa e dancinha).

Se por um lado eu faço minha própria comida todo santo dia (saudades de um restaurante), por outro estou com zero vontade de testar receitas novas, e menos vontade ainda de ficar postando no Instagram como se nada estivesse acontecendo.

Mas cada vez que eu olho pra prateleira de livros eu penso “putz, eu bem que poderia estar resenhando tudo isso no blog”. Já que não temos mais o gostinho de passar horas numa livraria olhando os livros a venda antes de decidir se valem a pena, ter uma opinião antes de concluir uma compra online ficou mais relevante ainda.

De modos que… os próximos posts vão dar um tempo nas receitas e serão todos resenhas dos livros da minha prateleira (e vocês sabem que eu sou uma compradora compulsiva de livros de receitas, né?).

Preparem-se.

Livro Simplíssimo aberto. As páginas tem receitas de chips de parmesão e de folhados de queijo.

O primeiro livro dessa nova fase é um dos mais legais que eu comprei ultimamente: Simplíssimo, o livro de receitas francesas + fácil do mundo. Um baita livro gigante, capa dura, com fotos lindíssimas e uma dinâmica muito legal: são todas receitas rápidas e descomplicadas com até 6 ingredientes, ilustradas com fotos maravilhosas e sujando a menor quantidade de louça possível.

Este é o livro de culinária mais simples do mundo: cada receita tem de 2 a 6 ingredientes, todos ilustrados com fotos, e um texto de poucas linhas superdireto. É só levar à panela e… está pronto! Simplíssimo assim!

Se eu não perdi a conta, são 15 receitas de aperitivos, 23 entradas, 134 pratos salgados (sim, o livro é enorme), 13 sobremesas e 6 receitas extras (tipo bouquet-garni ou conserva de limão siciliano).

Receitas descomplicadas não significa que são receitas simples, afinal é um livro de receitas francesas. Tem muita receita com pato, frutos do mar e aspargos, uns ingredientes meio fora da nossa realidade. E algumas receitas usam massa de pizza pronta ou caldo industrializado por exemplo, pra caber dentro desses 6 ingredientes. Então pra quem está começando a cozinhar agora pode não ser o livro ideal, porque não explica preparos mais básicos, e a receitas trazem ali no máximo uns 5 passos.

Porém achei muito interessante pra quando a gente quer fazer uma comida rápida e está sem idéia pra uma refeição diferente. Fiquei com vontade de fazer vááárias receitas.

Livro Simplíssimo aberto numa receita de frango com castanha de caju

Vale a pena comprar? Se você já sabe cozinhar e quer umas idéias de refeições diferentes, e principalmente se você gosta da culinária francesa, super vale a pena. Especialmente quando entra em promoção na Amazon por R$ 21 😮

Simplíssimo: o livro de receitas francesas + fácil do mundo
Jean-François Mallet
Editora Sextante
368 páginas, capa dura, 2018 (1ª edição)