Ain Kika mas você detesta coca-cola. É. Mas sabe o que mais eu detesto? Comer sempre a mesma receita.
Este ano enjoei do tender com calda de laranja e joguei receita de tender no Google assim, de última hora. Pá, receita do PratoFundo, já simpatizei.
Além da receita de tender com coca-cola parecer linda, também parecia bem fácil de fazer. E veio da Nigella, no livro Nigella Bites. Tem como ser ruim? Não tem.
O melado eu não tinha e substituí por mel, porque nem a pau que eu iria enfrentar supermercado em plena véspera de Natal. Não caramelizou, mas paciência. Já a mostarda eu tinha a minha mostarda caseira, que serviu super bem.
Tender na Coca-Cola
Receita do PratoFundo, inspirada na receita do livro Nigella Bites
Ingredientes
1kg de tender de porco
1 litro de coca-cola comum (nem light nem zero)
4 dentes de alho
1 cebola média
1 pau de canela
cravos
1 colher (sopa) de mostarda dijon, com grãos
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de açúcar mascavo
Modo de Preparo
Numa panela funda, coloque o tender, a coca-cola, os dentes de alho e a cebola em pedaços. Eu piquei os dentes de ano porque gosto do sabor deles bem forte, mas pra ficar mais suave você pode colocá-los inteiros.
Cozinhe em fogo baixinho e com a panela semi-tampada por uma hora, virando de vez em quando pra cozinhar por igual (eu virei a cada 10 minutos). O nosso tender já é cozido, então é mesmo pra pegar o sabor. Se for usar presunto cru como na receita original da Nigella, recomendo aumentar o tempo de cozimento para não correr o risco de ficar com carne crua.
Deixe esfriar e faça os tradicionais cortes em losango no tender. Espete um cravo em cada junção, pincele a mostarda e o mel e polvilhe o açúcar mascavo.
Coloque numa assadeira forrada com papel alumínio (pra facilitar na hora de lavar a louça né amigues) e leve ao forno médio sem cobrir, por mais ou menos 20 minutos, ou até caramelizar.
Sirva fatiado, quente ou frio.
No Podcast Entre Talheres eu gravei um episódio especial com dicas para ceias de final de ano – tem também um episódio dando idéias de reaproveitamento da ceia.