Menu Buscar

Receita de sopa cremosa de ervilhas frescas

Receita de Sopa Cremosa de Ervilhas Frescas

Chegou o inverno, minha época preferida do ano – principalmente por causa das comidinhas. Vai me dizer que não é uma delícia chegar em casa e tomar uma sopa quentinha? Quase um abracinho na alma.

Essa sopa cremosa de ervilhas veio lá do Curso de Sopas do Sesi Jundiaí. Pra quem pediu as receitas do curso, já fiz algumas e vou postar aqui no blog nas próximas semanas.

Sopa Cremosa de Ervilhas Frescas

Ingredientes

A xícara de medida é de 200ml

2 xícaras (chá) de alho-poró picado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de caldo de frango
1kg de ervilhas frescas
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
sal e noz-moscada a gosto
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Receita de Sopa Cremosa de Ervilhas Frescas

Modo de Preparo

Refogue o alho-poró na manteiga e junte as ervilhas. Deixe refogar. Se você quiser decorar as sopas com ervilhas inteiras, reserve cerca de 1 xícara delas já refogadas.

Acrescente o caldo e deixe cozinhar até a ervilha ficar macia. Deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare o molho branco. Derreta a manteiga em fogo médio e acrescente a farinha. Mexa bem até a farinha dourar. Tire do fogo, acrescente uma parte do leite e mexa até dissolver. Volte ao fogo e vá acrescentando o leite aos poucos sem parar de mexer até engrossar. Reserve.

Bata a sopa fria no liquidificador ou com o mixer. A casquinha da ervilha deixa a sopa meio pedaçudinha, então se você quiser uma sopa bem lisinha bata bem.

Volte a sopa batida para a panela, acrescente o molho branco, as ervilhas reservadas e tempere a gosto. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por cinco minutos.

Acrescente o creme de leite na hora de servir. Se quiser, salpique queijo parmesão.

Rende cerca de 8 porções – vale fazer meia receita, ou fazer a receita inteira e congelar.

Algumas dicas sobre essa receita:

✓ Ela pode ser conservada na geladeira de um dia pro outro, mas vai perder um pouco da coloração verde vivo da ervilha. Ela também pode ser congelada, sem o creme de leite.

✓ Como dá pra ver pela foto, eu não coloquei as ervilhas inteiras. Questão de gosto pessoal mesmo.

✓ Por que bater a sopa fria? Primeiro que sopa quente batida no liquidificador solta muito vapor, a tampa pode pular e rolar um acidente na cozinha. Segundo que quando a gente bate a ervilha fria no liquidificador ela vai ficar mais verdinha. Não vai alterar gosto nem textura. A sopa do Sesi está muito mais verde do que a minha, porque eu bati ainda quente dentro da panela com o mixer, já que eu tinha pouco tempo pra fazer a sopa. Aí é ponderar se você quer priorizar a rapidez ou a aparência. Depende da ocasião.