Menu Buscar

Receita de malabie

Receita de Malabie Manjar Libanês

Estou fazendo um curso de culinária no Senac Jundiaí, Cozinha Descomplicada Para o Dia-a-Dia, e a primeira aula foi de culinária árabe e libanesa. Experimentei muito pouco dos pratos nessa aula porque não como tahine nem zathar, mas me apaixonei pelo malabie, mesmo tendo achado a receita desse manjar libanês muuuito doce na aula. Tipo, muito doce mesmo. A primeira coisa que eu pensei foi “vou cortar esse açúcar todo” porque meu paladar desacostumou e eu não gosto de doce muito doce.

Bom, não sei se o excesso de açúcar vem do original, mas eu pesquisei algumas receitas e esse praliné de pistache do Senac não estava presente em praticamente nenhuma. Era uma parte bem gostosa da receita da aula, mas pra ser sincera bateu uma mega preguiça de descascar um pote de pistaches pra fazer praliné. Quando eu achar pistache descascado refaço ao estilo Senac e atualizo aqui.

O malabie original leva água de laranjeira que eu já tinha em casa esperando pra ser usada numa receita típica, mas o almíscar que aparece em algumas versões eu não encontrei pra comprar em Jundiaí. Fiz sem, mas se algum dia eu encontrar também refaço e conto aqui o que eu achei.

Receita de Malabie Manjar Libanês

Malabie (Manjar Libanês)

Ingredientes

creme
30g de amido de milho
500ml de leite
50g de açúcar
20ml de água de flor de laranjeira

calda
100g de damascos
200ml de água
1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

creme
Separe 100ml do leite frio e dissolva o amido de milho nele. Reserve. Leve ao fogo baixo o restante do leite com o açúcar até ferver. Acrescente o leite com o amido, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais três minutos sem parar de mexer. Tire do fogo e acrescente a água de flor de laranjeira. Misture bem. Coloque em taças, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

calda
Deixe o damasco picado de molho na água por 8 horas, dentro da geladeira. Bata no liquidificador, adicione o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar com uma consistência parecida com geléia. Se precisar, acrescente mais água aos poucos. Deixe esfriar e coloque sobre o manjar. Sirva o malabie gelado.