Receita de Risoto de Limão Siciliano e Merluza



Receita de Risoto de Limão e Merluza

Mês passado teve curso de risotos no Sesi Jundiaí e comemos um risoto de limão incrível! Resolvi fazer no almoço outro dia, e como sobrou um pouco da merluza que eu estava fazendo pra marmita, adicionei ao risoto – e combinou super bem!

Substituí o vinho branco pela vodca porque queria o sabor do limão em destaque. Também substituí a manteiga por óleo de coco pra ver como ficava o sabor, mas manteiga é manteiga né? O óleo de coco não dá a cremosidade. O sabor deu certo porque combina bem com peixe, mas não tem como a dupla azeite pra refogar a cebola e uma boa colher de manteiga gelada pra finalizar.

E como risoto de peixe não precisa necessariamente levar queijo ralado, deixei sem. Acabou ficando um risoto super leve – e se não acrescentar o peixe, fica um risoto vegano.

Risoto de Limão e Merluza

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz arbório
1/2 xícara (chá) de vodca
1 cebola picada
1 colher (sopa) de óleo de coco
raspas e suco de 1 limão siciliano
1 xícara (chá) de merluza cozida e desfiada
1 litro de caldo de legumes ou de peixe
sal a gosto
pimenta branca moída a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola no óleo de coco até começar a ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue sem parar de mexer também até começar a ficar transparente, ainda com o miolinho branco. Adicione a vodca e mexa até evaporar todo o álcool (basicamente dá pra saber pelo cheiro). Acrescente a merluza, duas conchas do caldo quente e mexa. Conforme o caldo for secando, vá adicionando mais caldo aos poucos, sem parar de mexer. O ponto certo do risoto é quando ele está com pouco caldo na panela e o arroz está al dente, ainda firme quando a gente morde o grão. Adicione as raspas e o suco de limão, misture, tampe a panela e deixe o risoto descansar por cerca de 5 minutos antes de servir.