Receita de Panetone Salgado de Ervas

Receita de Panetone Salgado de Ervas

Passei os últimos meses fazendo vontade nas pessoas do Facebook e do Instagram com as fotos dos cursos de culinária do Sesi. É muita coisa boa, vocês não fazem idéia das receitas que a gente aprende (e come!) lá.

Depois dos cursos de pães caseiros e de panetones salgados não tinha mais desculpa pra ficar reclamando que eu não sei fazer pão. Criei coragem e fui pra cozinha aprender. E saiu um panetone salgado de ervas muito, muito bom.

Panetone salgado de ervas

Do curso de pães do Sesi Jundiaí

Ingredientes

massa
45g de fermento biológico
1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
3 gemas
5 colheres (sopa) de manteiga
raspas de limão
1 colher (café) de sal

recheio
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
2 xícaras de ervas frescas picadas (usei manjericão, alecrim, cebolinha e orégano)
1/2 xícara de castanha de cajú picada
pimenta a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola do recheio com o azeite e a pimenta e deixe esfriar.

Faça uma esponja com o fermento, a água, uma colher do açúcar, uma xícara de farinha, uma colher de manteiga e um ovo. Cubra e deixe descansar num lugar quentinho.

Acrescente à esponja os ovos, a manteiga e o açúcar restantes, o limão, o sal e uma parte da farinha. Misture e vá acrescentando a farinha aos poucos até a massa dar ponto. Não acrescente muito mais farinha do que o indicado, se precisar unte as mãos com óleo para sovar.

Abra a massa, acrescente o recheio e sove mais um pouco pra misturar bem. Divida a massa em duas e coloque em formas de panetone. Deixe crescer até dobrar de volume e asse em forno médio por mais ou menos 45 minutos.

No lugar desse recheio pode ser usado bacon frito sequinho, peito de peru picado, calabresa, alho refogado junto com a cebola, nozes, castanha-do-pará, talos de cenoura, beterraba, espinafre ou agrião picados… é só não colocar recheio demais pra massa não ficar pesada e crescer direitinho.

Rendimento: 2 panetones