Receita de Lemon Curd


Receita de Lemon Curd

Aqui no Brasil não se ouve falar muito de lemon curd né? É um doce de limão com ovos e manteiga, que eu vejo demais nos blogs de culinária portugueses e franceses que eu acompanho. Peguei a receita da manteiga de limão, como o Larousse Mestre-Cuca chama, e fiz com limões lindos que eu ganhei do quintal de uma amiga.

Dá pra usar esse creme como recheio de bolos, rocamboles, tortas, pavês… pra quem gosta de sobremesas mais doces ele vai muito bem com chantilly. E dá também pra comer como geléia no pão ou na torrada. E como minha diversão preferida é misturar geléia com iogurte natural pra fazer danone iogurte de frutas caseiro, é assim que eu mais uso lemon curd. E olha, fica muito muito bom.

Essa receita tem muitas variações na quantidade de ingredientes. A proporção que eu estou publicando ficou azedinha na medida certa pra mim, que não gosto de geléias muito doces. Também não fiz muito creme porque na verdade eu não tenho onde usá-lo e não gosto de comida estragando na geladeira.

Lemon Curd

Ingredientes

4 limões médios (sicilianos ou taiti)
150g de açúcar
2 ovos
50g de manteiga sem sal

Receita de Lemon Curd

Modo de Preparo

Tire as raspas e o suco dos limões (a maioria dos livros de receita que eu consultei recomendam usar limões orgânicos por causa das raspas). Leve ao fogo baixo as raspas, o suco, a manteiga e o açúcar apenas até a manteiga derreter, sem deixar ferver.

Leve à batedeira e vá acrescentando os ovos aos poucos. Bata bem até ficar um creme mais leve. Volte ao fogo baixo e mexa até engrossar. Peneire o creme e guarde em um pote de vidro esterilizado. Depois que o curd esfriar um pouco, guarde o vidro na geladeira.

Rende um pote de mais ou menos 400ml. Me diz se não é muito melhor do que comprar recheio de bolo sabor limão pronto!


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *