Receita de Caldo de Frango Caseiro

Publicada em 10/07/2016 IngredientesReceita

É, eu sei. Caldo de cubinho é tão prático, né? E tem aquele em pozinho que diz que é amor na comida. Vai nessa.

Bom, eu sei que as pessoas têm a vida corrida e usam comida ultraprocessada por milhões de motivos diferentes, então não tô aqui pra julgar ninguém. Até porque eu bem amo um salgadinho, que é basicamente o mesmo tempero. Mas vocês já devem ter notado que eu não uso caldo pronto nas receitas aqui do blog.

Se eu vou fazer uma receita rápida, prefiro encher de cebola e alho, mais ervas frescas que eu tenho em vazinhos no quintal, e temperos secos como cúrcuma, páprica, noz moscada… ih, tem tanta opção!

Mas se eu tenho mais tempo pra cozinhar e a receita pede um caldo… ahhh, bora fazer um caldinho caseiro, né? Já ensinei o caldo de carne caseiro, e como nas próximas receitas de sopa usei caldo de frango, bora dar a dica.

Receita de caldo de frango caseiro

O ideal de qualquer caldo é fazer no fogo bem baixinho e deixar lá apurando por horas e horas, mas se você tiver pouco tempo, pode fazer no fogo alto ou ainda na panela de pressão, sem problemas.

O melhor caldo de frango você faz com o frango caipira inteiro. Sim, inteiro. Incluindo os miúdos. Sim, incluindo os pés, que são riquíssimos em colágeno e cálcio (já falei isso na receita de canja de galinha). Mas nem sempre é fácil achar o frango caipira, quando a gente encontra nem sempre é barato.

Levando ossos, qualquer parte do frango serve!

Sobrecoxa, coxa e coxinha da asa dão um caldo ótimo e sobra um franguinho cozido no final. Encontrei a coxinha da asa em oferta no supermercado, e é ela que eu usei desta vez. Você também pode usar a carcaça que sobrou de algum frango dessossado, o que é ainda mais econômico já que é uma parte que teoricamente iria para o lixo.

E não esqueça que o caldo caseiro não leva sal e nem pimenta, porque esses ingredientes serão acrescentados diretamente na receita onde ele for usado.

O tradicional do caldo é cebola, cenoura e salsão, mas eu não gosto de salsão, e gosto de colocar tomate e alho pra deixar o sabor mais rico. Aí vai meio do gosto e do que tem na geladeira. Vou passar a receita exatamente como eu fiz pra usar no capeletti in brodo e que ficou incrível.

Caldo de Frango Caseiro

Ingredientes

700g de frango com osso
3 litros de água fria
2 cebolas em cubos
2 tomates em cubos
1 cenoura em rodelas
3 dentes de alho
1/2 talo de alho poró
3 colheres (sopa) de cebolinha

Modo de Preparo

Coloque tudo numa panela grande e leve ao fogo bem baixo, até reduzir para cerca de metade do volume original. Coe, espere esfriar, e use na sua receita. Para congelar, coloque em forminhas de gelo e quando estiver congelado, coloque em saquinhos plásticos e leve ao freezer por até três meses.

O ideal é ter formas de gelo só para congelar caldos, pra não pegar cheiro na sua bebida gelada depois.

Você pode fazer um caldo ainda mais concentrado, depende da receita que você vai usar e do tempo disponível.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *