Receita de Hamburguer Caseiro

Uma das coisas que mais me animou a comprar minha KitchenAid foi a possibilidade de usar acessórios nela. E o moedor de carne foi o primeiro que eu comprei (pena que o meu não veio com a peça de encher linguiça, que está na lista de coisas pra aprender a fazer em casa).

Dica se você quiser comprar sua KitchenAid aqui no Brasil: senta e chora porque com o dólar a R$ 3,50 não vai rolar pesquise em todas as lojas online que vendem e cheque todos os dias. E eu digo todos os dias MESMO. Algumas semanas antes de comprar a minha ela estava num preço razoável e eu pensei “vou tomar banho e já volto pra comprar”, e em 20 minutos ela estava custando R$ 300 a mais. Sério. Então vai lá juntando seu suado dinheirinho com muita calma e quando a promoção certa aparecer aproveite tudo o que você pode, de cupom de desconto que chega no e-mail a desconto a vista no boleto. Foi um mega sacrifício, mas vale a pena ;)

receita-de-hamburguer-caseiro

Pra fazer hamburguer caseiro você vai precisar de carne, um pão amanhecido, leite e temperos. Não, não vamos usar creme de cebola de pacote aqui, desculpa.

Antes de começar a moer a carne, eu ralei o pão e acrescentei leite bem aos poucos até formar uma pasta molinha. Como tempero, pra 1,5kg de carnes usei 3 ramos de alecrim, 1 colher (sopa) de sal e pimenta do reino moída.

Cebola e alhos frescos vão oxidar a carne e deixá-la escurecida – quando eu publiquei o post não sabia disso ainda e usei alho, por isso o hamburguer não ficou tão vermelhinho nas fotos, então se quiser esses temperos no seu hamburguer use os desidratados. Já as ervas são melhores frescas mesmo, e você pode usar as ervas da sua preferência. Se quiser incrementar o sabor, use um sal defumado por exemplo.

moendo-carne-na-kitchenaid Demorei pra encontrar a receita ideal, que deixasse o hamburguer molhadinho na medida. Já li em vários livros de receita que a carne deve ter 20% a 30% de gordura, então apostei na gordura da panceta. Usei a mesma quantidade de panceta e de miolo de alcatra. Já me deram a dica que usar apenas fraldinha moída fica top também.

Se você tiver o moedor da KitchenAid precisa limpar beem a carne para tirar os nervos e as cartilagens mais duras. É irônico que uma batedeira toda de metal pesando uma tonelada tenha um moedor de carnes que é quase todo de plástico e super fraquinho, que enrosca com as partes mais “nervurenta” da carne. Mais fácil comprar a carne no açougue e pedir pra limparem do que sofrer com a carne pelancuda do supermercado. Mas não jogue as aparas fora, faça caldo caseiro de carne!

hamburguer-caseiro-congelado Pra manipular a carne, coloco bastante gelo numa tigela grande e a tigela onde eu vou preparar o hamburguer dentro, assim a carne conserva por mais tempo (sim, aprendi isso no MasterChef e faz uma super diferença!). Com a carne moída na tigela, misturo a pastinha do pão e os temperos. O segredo pra dar liga no hamburguer é amassar muito bem a carne, sovar mesmo, até ela virar uma pasta homogênea com alguns “fiapos” (por favor use uma luva pra isso obrigada).

Aí é só modelar os hamburgueres do tamanho que você quiser e fritar em uma frigideira anti-aderente bem quente com um pouco de azeite. Vire apenas uma vez na frigideira pra não perder os sucos da carne. Se o seu hamburguer estiver exageradamente alto como o meu, a hora certa de virar é quando a metade de baixo dele mudou de cor.

receita-de-almondegas Para congelar, forre uma assadeira com filme plástico e arrume os hamburgueres crus nela. Cubra com filme plástico e leve ao freezer até congelar. Retire, coloque em saquinhos ou embrulhe em papel alumínio e você tem hamburguer feito em casa prontinho pra hora da pressa.

A mesma receita serve para almôndegas, é só modelar as bolinhas e fritar numa panela alta e com tampa com um fundo de óleo. Quando dourar bem de um lado, vire e deixe dourar do outro.

Com um arroz bacana e um molho de tomate tanto a almôndega quanto o hamburguer viram excelentes marmitas, que você já pode congelar montadas – arroz embaixo, carne já frita no meio, molho por cima. Leve um queijo honesto raladinho e coloque por cima de tudo antes de esquentar. Delícia!