Receita de Farofa de Pinhão


Receita de Farofa de Pinhão

Pinhão!!! Além de adorar essa época do ano, ainda é tempo de uma das minhas comidas preferidas.

Tive a sorte de encontrar pinhão bom, fresco e por um preço razoável na estrada do Caxambu aqui em Jundiaí, e já comprei um monte (3kg pra ser mais exata, porque Exagerada é meu nome do meio). Aí vai dar pra fazer farofa de pinhão que eu adoro, mas tenho dó de fazer quando tem pouquinho.

Essa receita na verdade é meio o-que-tiver-na-geladeira, e eu faço totalmente no olho, sem medida. Já usei copa e bacon no lugar do presunto e ficou bem gostoso. Fica boa com couve picadinha e refogadinha também.

Farofa de Pinhão

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca em flocos, tipo biju
1 xícara de pinhão cozido e descascado
1 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 cenoura
1/3 xícara (chá) de presunto picado
cebolinha a gosto
lemon pepper (ou sal e pimenta) a gosto

Receita de Farofa de Pinhão

Modo de Preparo

Eu cozinho o pinhão na panela de pressão – lave bem, e cubra com água sem deixar passar 2/3 da altura da panela. Quando começa a pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 40 ou 50 minutos. Só abra quando a panela perder a pressão sozinha.

Numa panela, refogue a cebola e o alho picadinhos na manteiga com azeite. Acrescente o lemon pepper, ou o sal e a pimenta. Adicione a cenoura e deixe refogar durante uns 3 minutos. Adicione o presunto e o pinhão picados e refogue mais um pouco. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha picada e a farinha de mandioca, e mexa bem.

Se for preparar a farofa com antecedência, deixe para acrescentar a farinha de mandioca só na hora de servir, para não perder a crocância.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *