Receita de Canjica Doce


Receita de Canjica Doce

Essa época do ano é a minha preferida pra comer! Eu amo comidinhas de festa junina, e canjica é uma coisas das que eu mais gosto.

Cozinhar canjica doce é muito fácil, não tem segredo nenhum. Muita gente faz o cozimento direto no leite, mas ela azeda mais rápido e pode queimar a panela no fundo, por isso eu cozinho na água, guardo assim na geladeira e acrescento o leite e adoço só na hora de consumir.

A receita também não tem quantidades precisas – é mais um tutorial sobre como cozinhar canjica doce com algumas dicas pessoais.

Como Fazer Canjica Doce

Cada 500g de canjica branca (um pacote comum) rende cerca de 8 porções. Eu gosto de fazer apenas meio pacote por vez.

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, por pelo menos 2 horas antes de cozinhar. O ideal é deixar de um dia pro outro, é só colocar na geladeira antes de dormir de véspera. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro. E sim, deixe de molho na geladeira, não vai encruar e vai preservar a sua comida da proliferação de bactérias.

Como é milho e não leguminosa, não precisa trocar essa água do remolho, pode ccozinhar direto com ela. Coloque na panela de pressão e adicione mais água até o nível dela ficar uns 3 ou 4 dedos acima dos grãos. Feche a panela e leve ao fogo alto – quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte de 20 a 30 minutos (dependendo da quantidade de canjica). Deixe a panela perder a pressão sozinha, sem abrir. Se os grãos ainda estiverem meio durinhos, cozinhe mais um pouco com a panela aberta, adicionando um pouco de água quente se for necessário.

Depois de cozida, guarde na geladeira junto com a água do cozimento por no máximo 3 dias.

Receita de Canjica Doce

Para adoçar sua canjica branca pegue a porção que você vai consumir e aqueça bem numa panela com os outros ingrendientes.

✓ Se você achar a água do cozimento muito grossa, descarte e esquente os grão no leite. Dá certo também com leite sem lactose. Adoce à gosto.

✓ Se você gosta de uma canjica mais encorpada, use a água do cozimento e adicione leite em pó. Esse é meu jeito preferido!

✓ Leite de coco é um clássico em vários lugares – eu não gosto, mas substitui o leite. Coco ralado também pode ser adicionado à canjica. Se usar coco e for servir a canjica numa festa, você pode decorar com aquelas fitas de coco que são lindas.

✓ Pra adoçar eu gosto bastante de leite condensado, mas dá pra usar açúcar, adoçante ou mascavo que deixa a canjica com uma cor mais rústica.

✓ Nas especiarias eu gosto apenas de canela em pó – se tiver um pauzinho de canela rolando aqui em casa eu fervo junto com a canjica na panela. Também dá pra esquentar com dois cravinhos, ou acrescentar cravo em pó, gengibre em pó e até um pouquinho de cardamomo em pó se você tiver em casa.

✓ Amendoim é outro clássico – aqueça um pouco numa frigideira bem seca em fogo médio, mexendo sem parar, até os grãos começarem a dourar, assim eles vão ficar mais crocantes. Também serve pra qualquer outro tipo de castanha que você queira acrescentar na canjica.

✓ No lugar do amendoim muita gente usa paçoca – dá bem certo também, mas como a paçoca já é doce só tome cuidado pra não adoçar demais.

É isso. Canjica é boa demais e dá pra variar as receitas de vários jeitos. Você faz a canjica de algum outro jeito?Conta aí nos comentários!


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *