Receita de Canjica Branca com Bacon e Pepperoni


Receita de Canjica Branca com Bacon e Pepperoni

Todo mundo pensa na canjica branca como doce, mas como ela tem sabor neutro (afinal, é milho) também vai muito bem em preparações salgadas.

Num dos cursos do Sesi Jundiaí aprendemos uma canjica com frango e linguiça que ficou divina (como aliás tudo o que a gente aprende lá). Nem fui atrás de comprar os mesmos ingredientes, fiz com o que eu tinha na geladeira mesmo.

Essa é a receita como eu fiz, mas dá pra fazer canjica branca salgada com basicamente qualquer coisa que você tenha na geladeira: carne, frango, peixe, linguiças, carne seca, legumes… o que você preferir. Parta da canjica cozida apenas com água e saborize com o que você tiver na geladeira. Olha que ótimo jeito de aproveitar as sobras!

Canjica Branca com Bacon e Pepperoni

Ingredientes

250g de canjica branca (meio pacote)
2 xícaras (chá) de bacon
1/2 xícara (chá) de pepperoni
1/2 xícara (chá) de cebolinha
2 cebolas picadas
1 tomate maduro
pimenta do reino a gosto

Receita de Canjica Branca com Bacon e Pepperoni

Modo de Preparo

Deixe a canjica de molho na geladeira, com mais ou menos 2 dedos de água acima dos grãos, por pelo menos 2 horas. Se puder, deixe de um dia para o outro. Coloque a canjica com a mesma água do remolho numa panela de pressão, feche e leve ao fogo alto. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos.

Enquanto a panela perde pressão, frite o bacon na própria gordura até ele dourar. Retire o bacon da panela e coloque num prato com papel toalha para retirar um pouco a gordura. Se a panela ficar com muita gordura, retire – a cebola pode ser refogada apenas na sujeira da panela, não precisa de muita gordura.

Escorra a canjica, mas reserve a água.

Refogue a cebola em fogo médio, e acrescente o tomate, refogando até ele começar a ficar marrom. Refogue o pepperoni e adicione a canjica. Coloque a água da canjica aos poucos, até ficar na consistência desejada (mais água para uma canjica com cara de sopa, menos água para um prato mais parecido com um cozido). Tire do fogo, polvilhe com cebolinha e sirva.

Rendimento: 4 porções


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *