Receita de Bolo Tres Leches

Publicada em 28/09/2016 BolosReceita

Receita de Bolo Tres Leches

Lembram que quando eu resenhei o livro Salva Pelos Bolos da Marian Keyes eu disse que tinha marcado 11 receitas pra fazer? Então, o bolo três leites foi a primeira, porque eu já tinha ouvido falar muito desse tal de bolo tres leches e sempre quis experimentar.

A Marian descreve lindamente esse bolo – ele é doce, reconfortante, humilde e muito amoroso. Realmente é um abraço em forma de bolo. Como é gostoso! Sabe aquelas receitas que a gente imediatamente quer colocar numa marmitinha e levar pra quem a gente ama? A aparência não é exatamente dos bolos quase plásticos que a gente vê pelo Instagram (ninguém é tão bonito quanto no Instagram né?) mas o sabor compensa tudo.

Eu não gosto de sobremesas extremamente doces, então diminuí a quantidade de açúcares da receita. Essa aqui é a minha versão que, pra mim, ficou doce na medida certinha. O sour cream eu improvisei em casa, e o leite evaporado é fácil de substituir por leite em pó.

Pra fazer bonito pras visitas, você pode polvilhar leite em pó ou cobrir com chocolate amargo derretido na hora de servir. Vi também várias fotos do bolo servido com chantilly e frutas frescas. Tudo isso fica lindo, mas eu acho que este é um bolo pra gente lembrar que a aparência não importa muito se o conteúdo não valer a pena.

Receita de Bolo Tres Leches

Bolo Três Leites (Bolo Tres Leches)

Ingredientes

massa
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
170g de açúcar
4 ovos
200ml de creme azedo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
200g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

calda
150ml de água
8 colheres (sopa) de leite em pó
100ml de leite condensado
200ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo

massa
Bata a manteiga e o açúcar até virarem um creme claro e fofo. Acrescente os ovos um a um, alternando com o creme azedo. Acrescente a baunilha, tire da batedeira e acrescente os ingredientes secos peneirados, misturando delicadamente com um fouet.

Aqui tem uma coisa importante. O creme azedo é creme de leite batido com limão, e que ainda vai ser batido novamente. E a gente sabe o que acontece com o creme de leite fresco quando a gente bate: vira manteiga. Então se a sua mistura talhar ainda na batedeira, não se desespere. Na hora de misturar a farinha de trigo a massa fica lisa novamente. Aconteceu comigo e gente, não tinha como o bolo ter saído melhor.

Coloque a massa numa assadeira de 20x30cm forrada com papel manteiga (eu passei manteiga por dentro do papel pro bolo soltar ainda mais fácil). Alise um pouco a massa para ela ficar uniforme na assadeira, e leve para assar em forno médio pré-aquecido até que, espetando um palito ou uma faquinha no meio, a massa esteja sequinha.

Mantenha o bolo na assadeira e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, faça furos na massa com um canudo ou um palito de churrasco, para a calda penetrar melhor.

Receita de Bolo Tres Leches

calda
Misture bem todos os ingredientes e joque por cima do bolo ainda morno, cobrindo bem toda a superfície. Vai parecer muita calda, mas a massa vai absorver tudo.

Cubra a assadeira, e29nrole em filme plástico ou papel alumínio (para não pegar cheiros) e leve à geladeira por pelo menos 12 horas. Tire da assadeira com cuidado, remova o papel manteiga e corte em quadrados.

Esse bolo dura até três dias se mantido na geladeira.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *