Receita de Bolo de Iogurte (de coração!)



Bolo de Iogurte de Coração

Sabe aquelas receitas que você vê no Instagram, lindas e perfeitas, e resolve tentar em casa? Bom, geralmente vira um desastre né? Mas desta vez até que não muito. Até que meu bolo de coração ficou bonitinho né?

A primeira tentativa do bolo de chocolate deu errado, então tentei uma massa que eu joguei no Google com algumas adaptações (galera, ceis curtem exagerar no açúcar hein? pára com isso!). Essa massa de chocolate acabou ficando bem densa e deu certinho pro que eu precisava, mas sozinha não dá um bolo gostoso. Eu ainda queria que ela tivesse ficado mais escura, mas achei esse bolo tão bonitinho que provavelmente vou fazer de novo.

Já a massa de iogurte é deliciosa e levinha, e substitui aqueles bolinhos prontos fácil fácil.

Bolo de Iogurte e Chocolate

Ingredientes

bolo de chocolate
3 ovos
100g de açúcar
150 g de manteiga
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
10g de cacau em pó
1 pitada de sal

bolo de iogurte
3 ovos
120g de açúcar
70g de manteiga derretida
190g de farinha de trigo
1 copinho (170g) de iogurte natural
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de extrato de baunilha ou 1 colher (chá) de essência artificial

Modo de Preparo

bolo de chocolate
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofinho. Acrescente aos poucos a manteiga em temperatura ambiente. Enquanto isso, peneire os outros ingredientes numa tigela. Acrescente esses ingredientes secos à mistura da batedeira delicadamente, misturando de cima pra baixo com um fouet para não perder o aerado. Coloque numa assadeira de 20x30cm forrada com papel manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido até que, espetando um palito no meio, ele saia seco. A massa precisa estar bem alisada na assadeira antes de ir pro forno, para que a altura do bolo fique regular, facilitando na hora da montagem. Deixe esfriar e corte a massa com um cortador de biscoitos (os de metal são os melhores), bem juntinho. Reserve.

Montagem do bolo de coração

bolo de iogurte
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofinho. Acrescente a baunilha e aos poucos a manteiga em temperatura ambiente. Enquanto isso, peneire os ingredientes secos numa tigela. Acrescente o iogurte e os ingredientes secos aos poucos à mistura da batedeira delicadamente, misturando de cima pra baixo com um fouet para não perder o aerado.

Montagem do bolo de coração

Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga, deixando uma borda um pouco mais alta em volta (ok, não precisa ser tão alta como na foto, exagerei um pouco… 2cm só são suficientes). O jeito mais fácil de fazer o papel manteiga ficar parado na assadeira é usar um pouquinho de manteiga como cola.

Montagem do bolo de coração

Preencha o fundo da forma com massa branca e encaixe os pedaços de bolo de chocolate recortados, alinhado lado-a-lado bem juntinhos, ao longo de todo o comprimento da assadeira. Cuidado pra não espalhar muito farelo do bolo de chocolate na massa pra não ficar feio.

Bolo de Iogurte de Coração

Asse em forno médio pré-aquecido até que, espetando um palito no meio, ele saia sequinho. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Ah, se você fizer este bolo poste no Instagram e me marque lá @cozinhadakika pra eu ver!



Os comentários estão desativados.