Como cozinhar grão-de-bico

Grão-de-bico é vida, minha leguminosa preferida! Além de rico em fibras, ele vira salada, pastinha, sopa, massas e até um tal dulce de garbanzo mexicano que eu tô doida pra provar. E aqui não tem nada pronto de caixinha não, que cozinhar grão-de-bico é super fácil, mas tem uns truquezinhos pra facilitar a vida.

✓ Antes de cozinhar, deixe o grão-de-bico de molho coberto com água filtrada e na geladeira de véspera. Se você não puder esperar tanto tempo, deixe pelo menos três horas de molho. Vai hidratar o grão, acelerar o cozimento e facilitar a digestão.

Como cozinhar grão-de-bico

✓ Na hora de cozinhar, aproveite a água do molho. Coloque numa panela de pressão, complete com mais água filtrada até ficar mais ou menos 2 dedos acima dos grãos, e coloque um fiozinho de azeite ou óleo. A gordura evita que o grão-de-bico espume e entupa a válvula da panela.

Como cozinhar grão-de-bico

✓ Coloque a panela de pressão em fogo alto, e assim que pegar pressão diminua o fogo. Se for usar em saladas, deixe no máximo 15 a 20 minutos depois que pegar pressão, dependendo da quantidade de grãos que você estiver cozinhando. Na dúvida, deixe sempre menos tempo – é mais fácil terminar de cozinhar com a panela aberta do que fazer uma salada com os grãos desmanchando. Se for fazer homus, pode deixar 30 minutos.

✓ Adicione uma pitada de bicarbonato de sódio no cozimento para que a casca fique mais molinha.

Veja também
Receita de Homus
Receita de Salada de Grão-de-Bico

✓ Muita gente quer uma dica para tirar a casca do grão-de-bico, mas eu não tiro não! A casca é riquíssima em fibras, gente! De qualquer jeito se você quiser tirar mesmo, assim que os grãos sairem da panela jogue numa peneira e lave em água fria, apertando levemente os grãos pras cascas sairem. Mas os grãos precisam estar al dente pra não desmancharem.

Como cozinhar grão-de-bico

✓ Sabe a água do cozimento? A galera vegana ou alérgica a ovos reaproveita pra muitas receitas, que eu ainda pretendo testar. Se você estiver fazendo homus, guarde a água do cozimento e vá acrescentando aos poucos pra ficar mais fácil de bater a pasta. Também dá pra usar a água do cozimento pra engrossar o caldo da sopa de grão-de-bico. Delícia!

Dá pra congelar grão-de-bico? Dá sim! Cozinhe normalmente, espalhe numa assadeira para esfriar mais rápido e congele já nas porções que você vai utilizar. Pra descongelar, deixe de véspera na geladeira. Fica ótimo. Só não congele temperado.




  Seguir