Outra receita que veio do curso Cozinha Descomplicada Para o Dia-a-Dia no Senac Jundiaí foi o homus (ou hommos), pasta de grão-de-bico com tahine extremamente saborosa e que dá uma baita saciedade nas refeições.
O tahine é uma pasta de gergelim bem comum na culinária sírio-libanesa. Você encontra o tahine em casas de produtos árabes ou em grandes supermercados, ele vem pronto numa latinha, mas você também pode fazer o seu tahine em casa porque é bem simples (e sempre tem a vantagem de não ter conservantes). E se não quiser colocar tahine, pode usar pasta integral de amendoim que fica bem gostoso. E se não tiver nenhum dos dois, continua bom do mesmo jeito, é só aumentar um pouco a quantidade de azeite que a receita ainda dá certo.
O bicarbonato de sódio no cozimento do grão-de-bico é pra deixar a casca mais molinha e dar uma textura mais lisa ao homus. E é sempre bom acrescentar um fio de óleo na hora de cozinhá-lo na panela de pressão para evitar a espuma que entope a válvula da panela.
Homus (pasta de grão-de-bico)
Ingredientes
- 1 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico seco
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 xícara (chá) de tahine
- suco de 1 limão
- 1 dente de alho
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de cúrcuma ou açafrão-da-terra (opcional, só pra dar uma cozinha)
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de Preparo
Lave o grão-de-bico, coloque num recipiente com tampa e cubra com água até mais ou menos 2 dedos acima dos grãos. Deixe de molho na geladeira por pelo menos 8 horas.
Escorra o grão-de-bico, coloque numa panela de pressão com o bicarbonato de sódio, uma pitada de sal e um fiozinho de óleo, cobrindo com água também uns 2 dedos acima do grão. Quando a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Se você não tiver panela de pressão, cozinhe até ficar bem macio, quase desmanchando.
Veja também
Como cozinhar grão-de-bico
Novamente escorra o grão-de-bico, guardando a água do cozimento. Com ele ainda quente, bata no liquidificador, no processador ou no mixer o grão-de-bico, o tahine, o suco de limão, o alho, o azeite o sal, a cúrcuma, a pimenta e 1/2 xícara da água do cozimento. Bata até ficar bem lisinho – se precisar, acrescente mais água do cozimento. Lembre-se que depois de frio o homus vai ficar mais firme, então deixe a consistência um pouco mais pastosa. Ajuste os temperos de acordo com o seu gosto, colocando mais limão, sal ou pimenta se achar necessário. Coloque num recipiente de vidro, cubra com azeite e mantenha em geladeira por até 5 dias. Se ficar muito seco, acrescente um pouco mais azeite.
Dá pra servir o homus com torradinhas, pão sírio ou naan.
A receita rende bastante, mas você pode congelar o homus em potinhos com porções menores por até 3 meses. Pra descongelar é só passar pra geladeira de véspera.