Menu Buscar

Receita de crepe mardi gras

O lado francês da minha família não trouxe muitas histórias, e nem de longe a mesma tradição de receitas que o lado italiano carrega. Mas meu vô um dia, absolutamente do nada como é muito a cara dele, me pediu uma “massinha com gosto de limão” que o pai dele sempre fazia no carnaval.

Uma massinha com gosto de limão feita no carnaval. Se vira aí com essa informação e seu francês já esquecido. Bem assim, hahaha.

Já tem mais de dois anos isso, e assim descobri o crepe de mardi gras, uma tradição comum na Europa nas terças de carnaval. É que na quarta de cinzas começa a quaresma, e o crepe era um jeito de acabar com os ovos, leite e manteiga, proibidos durante essa época. No carnaval seguinte eu reparei que no Instagram, o reduto dos hipsters que adoram uma receita de vó, esse é o dia em que rola a #pancakeday. Me parece mais uma tradição anglo-saxã do que francesa, mas que seja.

A receita foi aprovada pelo meu vô, mas ano passado as fotos ficaram feias e eu não postei a receita (sou dessas). Hoje eu pulei da cama cedo pra aproveitar o sol, antes que o tempo fechasse e as fotos ficassem ruins de novo.

Voilà! A minha única receita francesa de família.

Crepes de Mardi Gras (ou Pancake Day)

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem líquida – acrescente o leite aos poucos e, se precisar, coloque mais um pouco. Deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Unte uma frigideira anti-aderente com um fiozinho de óleo e despeje uma concha de massa nela, girando a fridideira, numa quantidade suficiente apenas para cobrir o fundo da frigideira. Quando começar a desgrudar e estiver dourada, vire a massa com a ajuda de uma espátula (ou, se você tiver habilidade, pode girar o crepe no ar mesmo) e deixe dourar do outro lado.

Rendimento: cerca de 15 crepes.

Sirva com geléia de frutas, nutella, ou apenas polvilhada com um pouco de açúcar. Eu cobri as minhas panquecas com geléia de morango caseira.