Na minha família a rabanada nunca foi uma comida tradicional. Só descobri que ela existia nos livros de receita de Natal da minha madrinha (aqueles que eu pretendo roubar pra mim, assim que achar um jeito de driblar minha rinite). E é fritura né? Eu adoro fritura mas dá muito trabalho, faz muita sujeira, aí acabo evitando por pura preguiça.
Eu vi uma receita de pain perdu no livro Pequena Cozinha em Paris da Rachel Khoo e fiquei com vontade de fazer a receita dela, que frita a rabanada em um pouco de manteiga numa frigideira. Mas aí eu lembrei da melhor aquisição de 2014 – minha máquina de waffle! – e assim fácil criei minha própria tradição de rabanadas no Natal =D
Elas fazem muito menos sujeira, são um pouco menos calóricas nessa época do ano que a gente adora se entupir de comida, e ficam prontas rapidinho. Dá pra fazer no café da manhã (isso vindo da pessoa que levanta às 7h mas só acorda às 9h!).
Fiz com pão francês, então não ficou esteticamente bacana, mas nossassinhora, que delícia! Tentei com pão de forma daqueles sem casca, e é muito fino pra máquina de waffle (mas ficou muito bom fazendo a mesma receita na frigideira). A próxima tentativa vai ser com pão tipo caseiro, cortado em fatias bem grossas.
Waffle de Rabanadas
Ingredientes
2 pães amanhecidos
2 ovos
3/4 xícara de leite
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
manteiga para untar
canela para polvilhar
Modo de Preparo
Bata numa tigela os ovos, o leite, o açúcar e a baunilha, até dissolver bem o açúcar. Corte os pães em fatias com 2 dedos de largura e mergulhe na mistura de ovos, molhando bem dos dois lados. Pincele a máquina de waffle com manteiga, coloque os pães e siga as instruções da sua máquina, até dourarem bem. Se for fazer na frigideira, unte também com um pouco de manteiga e frite o pão dos dois lados até dourar. Polvilhe canela por cima e sirva ainda quentinha.
No Podcast Entre Talheres eu gravei um episódio especial com dicas para ceias de final de ano – tem também um episódio dando idéias de reaproveitamento da ceia.