Uma das coisas que eu mais gosto das receitas que a gente aprende nos cursos do Sesi Jundiaí é que elas são super versáteis. Essa torta salgada de mandioca era na verdade recheada com talos (e, ahn, coberta com pedacinhos de bacon haha), mas eu só tinha brócolis e uma linguiça calabresa que sobrou da mini moranga recheada e eu queria dispensar. Não tem os ingredientes na geladeira? Refoga o que tiver e se joga, porque a massa é super versátil.
A medida da xícara de chá nesta receita é de 200ml.
Torta de Mandioca Recheada com Brócolis e Calabresa
Ingredientes
recheio
1 cebola média
2 dentes de alho
1 brócolis médio
1 linguiça calabresa
1 cenoura ralada
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
massa
3 xícaras (chá) de mandioca cozida (aperte um pouco na xícara para medir)
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo
Faça um refogado com os ingredientes do recheio picados e deixe esfriar. Eu não coloquei nenhum tipo de gordura por causa da linguiça, mas se você for usar apenas vegetais acrescente um fiozinho de óleo ou azeite no seu refogado.
Para a massa, bata a mandioca cozida, o leite e os ovos no liquidificador. Coloque numa tigela e adicione o óleo, a farinha de trigo, o sal e o fermento. Misture rapidamente.
Coloque metade da massa num refratário untado e enfarinhado, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Asse em forno médio pré-aquecido até ficar bem dourada.
Você pode assar essa torta em refratários individuais e congelar já assada. Para descongelar, deixe de um dia pro outro na geladeira e aqueça no forno ou no microondas. Dá uma marmita ótima!