Aêêêê finalmente posso dizer que estou postando a receita de tiramisù e não uma receita genérica de pavê de chocolate e café 😂
Não adianta que eu não consegui seguir 100% a receita do Bake Off Brasil. O biscoito que passaram no site deu super errado (e a linda da Carol já tinha o biscoito pronto no vídeo né espertcheenha). Usei vinho do porto porque era o que eu tinha de mais legal aqui, e ajustei um pouco a proporção do mascarpone/chantilly pelo tamanho da embalagem que eu encontrei no supermercado. Mas usei as gemas cruas, GEMAS CRUAAAS, o que é tipos um milagre divino porque odeio cozinhar com ovo cru, sou contra. Da próxima vez vou usar gemas pasteurizadas de caixinha 🤨
Tiramisù
Ingredientes
- Uma receita de biscoitos champagne
- cacau em pó para polvilhar
calda
- 1 xícara de café forte e gelado
- 50ml de vinho do porto, ou qualquer bebida alcóolica que combine com café e chocolate
creme
- 150ml de creme de leite fresco
- 250g de queijo mascarpone
- 4 gemas
- 150g de açúcar
Modo de Preparo
calda
Faça um café bem forte – fiz o meu com 5 colheres (sopa) de pó para 200ml de água. Deixe esfriar e acrescente a bebida.
creme
Bata o creme de leite em ponto de chantilly, acrescente o mascarpone (batendo só um pouco em velocidade baixa para ele não perder o ponto) e reserve na geladeira. Bata as gemas e o açúcar até virar um creme claro. Misture delicadamente os dois cremes e reserve.
montagem
Banhe os biscoitos rapidamente na calda de café, com o lado do açúcar para baixo, e arrume num refratário bem juntos. Cubra com uma camada de creme e polvilhe cacau. Faça outra camada de biscoitos, creme e cacau, até terminar, finalizando com creme. Leve à geladeira, preferencialmente de um dia para o outro, e polvilhe a última camada de cacau na hora de servir.
E pra quem quer comer um autêntico tiramisù romano, o episódio do Podcast Entre Talheres desta semana tem dicas de lugares imperdíveis pra quem for visitar a capital romana!