Essa receita é da Nigella Lawson, do livro Na Cozinha Com Nigella, mas eu aprendi no Curso de Sopas do Sesi Jundiaí já tem algum tempo. Ela é super saborosa e bem diferentona. Eu adorei!
Sopa italiana de tomate
Ingredientes
- 600g de tomates italianos bem maduros, sem pele e sem sementes
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho cortados ao meio
- 1 cebola grande, picada em pedaços bem pequenininhos
- 1,5 litro de água
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta do reino a gosto
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 150g de macarrão padre nosso
- creme azedo ou iogurte para acompanhar
Modo de Preparo
Aqueça o azeite, coloque o alho e deixe até dourar levemente. Retire o alho, acrescente a cebola no azeite e deixe suar até eliminar toda a água. Coloque os tomates picados grosseiramente e deixe refogar até os tomates ficarem bem macios.
Adicione a água, o sal, o açúcar, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, para que a sopa fique pedaçuda.
Destampe, deixe levantar fervura novamente e adicione a massa para cozinhar. Deixe descansar um pouquinho para servir.
Se preferir uma sopa cremosa, deixe cozinhar por 40 minutos, passe por uma peneira grossa ou passador de legumes, acrescente o macarrão cozido separadamente e volte o creme para a panela até levantar fervura.
Sirva com o creme azedo ou iogurte. Você pode salpicar um pouco de parmesão ralado se quiser.
Vamos às dicas!
✓ O alho é apenas para saborizar o azeite. Não deixe na sopa, senão o sabor dele vai predominar.
✓ O ideal é usar tomates bem maduros e vermelhos, mas se eles estiverem pálidos pode acrescentar uma colher (chá) cheia de extrato de tomate – aquele bem concentrado, sem conservantes.
✓ Enquanto os tomates refogam, você pode pingar um pouco de água ou caldo no fundo da panela se for necessário. É preciso deixar os tomates cozinharem bem para liberarem seus aromas e texturas.
✓ Para tirar a casca do tomate, higienize-os bem, faça uma cruz na bundinha do tomate e coloque em água frevente. Quando a pelinha começar a querer sair no corte, retire como uma escumandeira e jogue numa tigela com água com gelo. Aí é só puxar a pelinha. O famoso tomate concassé.