O risoto alla milanese é a receita mais tradicional de risoto na Itália. É antiguíssima, dizem que surgiu em Milão (por isso à milanesa) lá por 1574.
A receita é super simples: arroz arbóreo, vinho branco, açafrão pra temperar e um queijo honesto. O açafrão italiano é diferente do nosso açafrão da terra, que na verdade é cúrcuma – enquanto o que a gente chama aqui de açafrão é uma raiz parente do gengibre, o açafrão original vem dos pistilos de uma flor rara, e por isso é caríssimo.
Mas vamos combinar que um belo risoto é um prato mágico, que você pode fazer com o que quiser, ou com o que tiver na geladeira! Além disso pode ser consumido como prato principal, ou como acompanhamento de uma carne. É minha comfort food preferida!
Risoto alla milanese
Ingredientes
- 1/2 cebola média picada
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) rasa de sal
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 3 xícaras (chá) de caldo caseiro
- 1 envelope de açafrão em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Modo de Preparo
Comece a receita colocando a manteiga no congelador.
Numa panela em fogo médio refogue a cebola no azeite com o sal, até a cebola começar a ficar transparente. Adicione o arroz e refogue até os grãos começarem a ficar transparentes, mas com o miolinho ainda branco. Adicione o vinho branco e mexa até o vinho evaporar (sinta pelo cheiro).
Abaixe o fogo e adicione o caldo aos poucos, concha por concha, sem parar de mexer. Mais ou menos na metade do cozimento adicione o envelopinho de açafrão. Vá adicionando caldo e mexendo o risoto até ele ficar no ponto – o grão tem que ser firme ao morder, o famoso al dente. Acerte o sal se necessário.
Desligue o fogo e adicione a manteiga gelada, mexendo bastante – a manteiga gelada vai deixar o risoto ainda mais cremoso. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 5 minutos.
Sirva com o queijo ralado e o acompanhamento que você preferir.
Rendimento: 2 a 4 porções (depende aí se você vai consumir apenas o risoto, ou servi-lo como acompanhamento).
Dicas
- Na falta de açafrão original, use uma colher (chá) de cúrcuma em pó.
- O truque da manteiga no congelador faz toda diferença pra cremosidade do risoto, sério!
- Um belo risoto merece um queijo mais bacana – não precisa ser um grana padano, mas também não precisa ser aquele parmesão desidratado de saquinho!
- Eu amo aspargos salteados na manteiga como acompanhamento – mas eles são caros e difíceis de encontrar 😥
No Posdcast Entre Talheres tem um episódio só sobre risotos, te ensinando tudo o que você precisa saber pra fazer em casa esse prato delicioso.
E você pode até usar caldo pronto se quiser, mas risoto não é miojo né, meu bem! Ouve o episódio sobre caldo caseiro com dicas pra ter sempre um caldo à mão, e ainda reaproveitar as sobras da sua cozinha.