
Essa foi uma das primeiras receitas que eu publiquei no blog, lá em 2011… tenho a vontade de revisar todos os posts antigos, refazer as receitas, tirar novas fotos… é muito conteúdo e muita preguiça, mas essa receita é tão gostosa que valeu a pena revisitar.
Receitas são engraçadas, principalmente agora em tempos de Internet, quando elas vão passando de uma pessoa pra outra numa velocidade incrível. Cada modifica um pouquinho e, quando a gente vê, já é uma receita diferente.
Vi muffins de queijo parmesão no Cinara’s Place. Adoro essa receita e já fiz um monte de variações, mas dessa vez ando numa fase trigo integral e ficou bem gostosa.
Muffim de Parmesão
Xícara de 200ml
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1/4 colher (chá) de pimenta da jamaica em pó
- 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato
- 1 1/4 xícara de buttermilk
- 1/4 xícara de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de cebolinha desidratada
- 1/2 xícara de queijo parmesão fresco ralado
- queijo parmesão fresco ralado para polvilhar

Modo de Preparo
Misture as farinhas, o sal, o açúcar, a pimenta, o fermento e o bicarbonato. Acrescente o buttermilk, a manteiga derretida (fria) e o ovo, mexendo. Por último, misture a cebolinha e o queijo parmesão. Coloque em forminhas para muffins, preenchendo no máximo 2/3 da forma, cubra com mais parmesão e leve ao forno pré-aquecido. Sirva quentinho.
Rendimento: 12 a 14 muffins
É um muffim que se não for consumido quentinho saido do forno fica meio seco. Aí pode guardar na geladeira por até 4 ou 5 dias, e na hora de comer esquente no forninho ou no microondas. Acompanha bem um creme de cottage ou uma coalhada.
Congelamento: depois de esfriar, congele os muffins em saquinhos plásticos. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por algumas horas. Dura cerca de 2 meses congelado.
Dicas
- Você pode rechear os muffins com um requeijão forneável, tipo catupiry. Coloque uma colherada de massa na forma, o requeijão, e outra colherada de massa cobrindo. Cubra com o parmesão ralado e asse.
- No lugar da cebolinha, você pode usar orégano, manjericão, alho, cebola ou qualquer outro tempero desidratado. Também pode aumentar essa quantidade, vai do seu gosto. Na última vez que eu fiz coloquei uma colher (sopa) generosa daquelas misturinhas de cebola, salsa e alho desidratados.
- No lugar da manteiga derretida, você pode usar azeite. Fica um sabor mais acentuado.
- A pimenta é uma coisa bem pessoal: a pimenta da jamaica é bem suave, mas você pode usar aí a pimenta que você mais gostar. Ou nem usar. Lemon pepper combina super bem.
- Essa receita fica muito boa acrescentando cubinhos de salame ou lombo defumado na massa.
- Como eu usei parmesão fresco, adicionei sal na massa. Se você usar parmesão defumado ou algum recheio mais salgado, pode não colocar sal na massa.
- O trigo integral é totalmente opcional. Já fiz essa receita usando a mesma quantidade de farinha de aveia, e fica bem gostoso. Ou você pode usar 2 xícaras de farinha de trigo comum, tanto faz.
- Assar em forminhas de papel é mais prático – escolha as de papel manteiga, pra não grudar demais e desperdição bolinho. Já se você preferir um muffim mais crocante e não tiver preguiça de lavar a forma depois, asse direto na forma de cupcake untada e enfarinhada. Eu tenho preguiça.