Lembram da receita de iogurte de outro dia? Então, eu faço iogurte pra fazer coalhada caseira.
Eu amo muito coalhada, pra comer com qualquer coisa. Aprender a fazer coalhada em casa foi muito bom, porque eu andei comprando de uma conhecida e a receita dela era meio azedinha demais pro meu gosto.
A coalhada quase não tem receita, tem truque. Eu preparo uma receita de iogurte caseiro – duas, na verdade, pra render bastante. Pego um pano de prato novo, sem babadinhos nem estampas (lavo com vinagre e passo ele a ferro quente porque eu tenho um pouco de TOC hahaha) e forro a vaporeira montada numa panela. Se você não tiver vaporeira, pode forrar uma peneira grande também, ou qualquer coisa em que você consiga acomodar o pano onde vai o iogurte e deixá-lo escorrendo dentro da geladeira. Coloco o iogurte no pano com muito cuidado, tampo e levo à geladeira pelo menos de um dia pro outro.
Durante a noite o soro do iogurte vai escorrer. Na primeira vez que eu fiz a coalhada joguei o soro todo fora de manhã, pra no mesmo dia à noite descobrir que com ele se faz um monte de receitas legais, então guarde o soro na geladeira pra outras receitas, ele vai durar uns 6 meses.
A coalhada sai facinho do pano, é só tirar com uma espátula e passar pra um pote plástico. Quanto mais tempo ela ficar escorrendo, mais firme vai ficar – se você deixar umas 12 horas lá escorrendo soro vai conseguir cream cheese caseiro, sem sódio, sem aditivos artificiais, e mais gostoso do que o do supermercado.
Eu gosto de comer a coalhada com kibe assado. Outro jeito que fica muito gostoso é como na primeira foto: peguei manjericão, alecrim e orégano da minha hortinha, amassei no pilão com azeite, temperei com sal e pimenta e botei uma bolotinha de coalhada nesse azeite. Deixo um pouco lá pegando gosto e depois coloco na comida ou passo no pão.
Outro jeito que fica uma delícia e consumir a coalhada com frutas secas e castanhas, como na segunda foto. Com morango desidratado fica uma loucura, vocês não fazem idéia.