Menu Buscar

Receita de caldo de carne caseiro

Eu sei que abrir um pacotinho de caldo pronto e colocar um cubinho mágico dentro da comida é super prático e super saboroso. Mas também é super cheio de aditivos químicos. E o caldo de carne caseiro é uma coisa que você faz praticamente com sobras de carne que iriam pro lixo, e deixa ali quietinho na panela até reduzir. É mais saudável e você não coloca um monte de tranqueiras pra dentro do seu organismo. Sabendo dosar ervas e especiarias dá pra fazer pratos muito mais saborosos inclusive.

O caldo básico leva cenoura, cebola e salsão, sempre colocados na água fria para não cozinharem antes do tempo e nem refogarem, o que deixaria o sabor “selado” dentro dos legumes. Mas você pode usar os legumes e ervas frescas que quiser. Só nunca coloque sal nem pimenta no caldo caseiro, porque ele reduz e o sal pode concentrar demais, fora que você ainda pode usar o caldo em preparações onde ele vai reduzir mais ainda. Deixe para colocar o sal no final do preparo dos alimentos. Os caldos também são sempre feitos em fogo baixo, e se você conseguir deixar o fogo realmente baixo, sem que a água ferva, ele fica transparente – isso não afeta a qualidade do caldo, só deixa ele mais bonito.

Panela com pedaços de carne, legumes picados e ervas frescas.

Eu sempre preparo caldo de legumes rapidinho pra fazer risoto, mas como tirei as aparas da carne pra fazer hamburguer resolvi fazer um caldinho com elas ao invés de jogar fora. Numa panela alta com 2 litros de água fria coloquei a carne, cebola roxa, alho, cenoura, tomate, manjericão e orégano frescos. Levei ao fogo bem baixinho até reduzir pela metade.

Como a carne pode ter um pouco de gordura, leve o caldo à geladeira por algumas horas – a gordura vai solidificar na superficie e você pode tirar com uma peneirinha ou uma escumadeira. Coloque o caldo em forminhas de gelo (que você, claro, vai usar apenas para fazer caldos porque o plástico pega cheiro) e leve pro congelador. Quando estiver congelado, tire das forminhas e coloque num saco plástico grosso dentro do congelador. Quando precisar, é só abrir o saquinho, pegar alguns cubinhos e usar na comida.

A carne que sobra do cozimento? Eu retiro todos os pedacinhos que sobram pra usar em risotos ou sopas.

No Podcast Entre Talheres tem um episódio só sobre caldos, te ensinando a fazer seu próprio caldo caseiro, com dicas pra você aproveitar os restinhos da sua cozinha que geralmente iriam pro lixo. Não tem Spotify? Ouça no YouTube!