Menu Buscar

Receita de geléia de maçã e laranja

Na quarentena tenho feito muito duas receitas (e acho que vocês já notaram): bolo pra abraçar a alma, e geléia pra não desperdiçar frutas.

E eu descobri um novo uso pras geléias: adoçar sucos e bebidas quentes, como quentão e vinho quente. Ao invés de ferver maçã e laranja junto com o vinho e depois ficar separando a fruta das especiarias pra não morder um cravo sem querer, eu sujo a caneca com geléia e fervo o vinho só com as especiarias – assim eu posso passar o vinho na peneira sem perder nada (fiz quentão de maracujá desse jeito).

Já falei que sou extremamente sovina e guardo essas especiarias num potinho na geladeira pra fazer um chá no dia sequinte? Acho que já comentei isso no Instagram. Elas já não tem mais tanto sabor, mas incrementam muito bem um chá basiquinho, tipo hortelã ou erva-doce.

Mas voltando às frutas, essa geléia de maçã e laranja foi feita pra não desperdiçar fruta que estava passando na geladeira, mas ficou perfeita pra um vinho quente. Não se prenda muito nas medidas, use o que você tiver em casa.

Geléia de maçã e laranja

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture o açúcar, a maçã e a laranja e deixe descansando por uns 5 minutos, pro açúcar puxar um pouco do suco da maçã. Bata no liquidificador ou no mixer e leve ao fogo baixo junto com a canela, mexendo de vez em quando, até ficar com uma textura mais gelatinosa. Guarde num vidro limpo.

Rendimento: um vidro de 300ml

Conservação: até 15 dias em geladeira, ou até 3 meses congelada. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro.

No Podcast Entre Talheres tem um episódio só com dicas pra fazer geléias, com dicas de quais frutas funcionam melhor e como deixar a sua geléia mais gostosa.