Vocês também estão descobrindo ingredientes perdidos no fundo do freezer e do armário? Como agora o tempo está mais friozinho, se você tiver frutas congeladas esquecidas no congelador pode aproveitar pra fazer geléias!
Eu gosto bastante de misturar frutas mais caras e mais baratas pra fazer geléia caseira, como a geléia de cereja e morango. A fruta mais cara dá um sabor, enquanto a fruta mais simples dá a textura.
Quando a gente faz geléia de amora ela não engrossa tanto. Então acrescentei maçã, com casca e tudo, que tem bastante pectina e ajuda a encorpar. Já o limão ajuda a dar brilho.
Fica uma geléia saborosa, com uma textura bonita e que ainda rende um pouquinho mais do que se usasse só a amora.
Geléia de amora e maçã
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de amoras congeladas ou frescas
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 2 maçãs pequenas
- suco de 1/2 limão
Modo de Preparo
Coloque as amoras numa panela alta e cubra com o açúcar. Higienize as maçãs e rale-as com a casca, sem as sementes, e adicione à panela. Acrescente o suco de limão, mexa e deixe essa mistura descansar por uns 10 minutinhos, pro açúcar puxar a água das frutas, que vai ajudar no cozimento.
Leve ao fogo bem baixinho, por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando. Na metade do tempo bata com um mixer dentro da panela, e prove o açúcar – se necessário acrescente mais um pouquinho.
Lembre-se que a geléia vai ficar um pouquinho mais firme depois de esfriar. Coloque imediatamente num vidro esterilizado e tampe ainda quente.
Rendimento: um vidro de 200ml
Conservação: uma semana, 10 dias no máximo, na geladeira, ou congelada por até três meses.
Dicas
- A mesma receita serve pra qualquer fruta vermelha – framboesa, morango, blueberry.
No Podcast Entre Talheres tem um episódio só com dicas pra fazer geléias, com dicas de quais frutas funcionam melhor e como deixar a sua geléia mais gostosa.