Quem acompanhou as lives do MasterChef durante a quarentena talvez se lembre que a Paola Carosella fez uma galette de manga durante uma das caixas misteriosas, com a facilidade de quem enche forminhas de gelo pra colocar no freezer.
A galette é uma torta rústica, em que a massa é dobrada sobre a cobertura. Eu fiquei com aquela receita na cabeça e fiz algumas vezes em casa – só não postei aqui porque não tinha gostado das fotos 😁
No último domingo eu acordei decidida a refazer essa torta com maçã verde pra tirar umas fotos bem bonitas, mas aí eu vi que a Paola tinha publicado a receita no canal dela no YouTube:
Com essas explicações detalhadas a minha torta ficou muito mais gostosa, sério! Ela já era boa, mas nunca tinha ficado assim ó:
Eu sei que já tem a receita detalhadinha lá no canal dela, e recomendo muito que vocês assistam o vídeo com ateção antes de começar. Mas vou deixar a receita registrada com o modo de preparo meio por cima aqui também, até porque eu mesma abro o blog no celular pra ver o passo-a-passo das receitas quando eu tô na cozinha 😂
Eu não coloquei canela porque esqueci mesmo (e ainda fiquei pensando “uai, mas a cor das maçãs tá meio errada” 🤔 hahaha), mas as raspas de limão deixam um perfume tão incrível que eu nunca mais faço sem elas.
Galette de maçã da Paola Carosella
Ingredientes da massa
- 350g de manteiga sem sal gelada
- 450g de farinha de trigo sem fermento
- 25g de açúcar
- 10g de sal
- 155ml de água gelada
Ingredientes do recheio
- 350g de maçã verde
- 125g de açúcar
- uma pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- ¾ colher (chá) de canela
- raspas de um limão (guarde o suco!)
- 15g de manteiga derretida
Para assar
- 30g de açúcar
- 10g de amido de milho
- 1 ovo para pincelar
- açúcar cristal para polvilhar a massa

Modo de Preparo
Comece pela massa, que precisa descansar na geladeira. Eu comecei picando a manteiga em cubinhos bem pequenos e deixei no congelador por 20 minutos. A água também.
Numa tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga gelada em cubinhos e vá esfarelando os pedaços no meio da farinha até ficar meio com uma textura de farofa, mas deixando alguns pedacinhos de manteiga (veja no vídeo!). Acrescente a água gelada, trabalhe um pouco a massa com delicadeza e dobre em três. Enrole no filme plástico ou num saquinho e leve pra geladeira por no mínimo 2 horas (mas o ideal é de um dia para o outro).
Passado o tempo do descanso, abra a massa com 3mm a 5mm de altura com um pouquinho de farinha pra não grudar. Coloque numa assadeira entre duas folhas de papel manteiga e volte pra geladeira por mais meia hora.
Enquanto a massa descansa, preaqueça o forno na temperatura mais alta e prepare o recheio: descasque as maçãs e corte em fatias finas – enquanto corta, deixe de molho na água com o suco do limão, para não escurecer.
Escorra as maçãs e misture com os outros ingredientes do recheio. Deixe na geladeira até dar o tempo do descanso da massa.
Tire a massa da geladeira, mantendo o papel manteiga de baixo (vai ajudar a descolar da forma e fazer menos sujeira). Polvilhe o açúcar e o amido no meio, deixando uma borda. Arrume os pedaços da maçã e dobre as beiradas da massa. Pincele as dobras com o ovo batido e polvilhe açúcar cristal (ou demerara, ou até mesmo o comum, é que o cristal fica mais bonito).
Leve ao forno bem quente por cerca de 45 minutos, até dourar bastante. Um exercício de paciência né, eu teria tirado a torta do forno bem antes.

Nas fotos a torta foi feita com 1/3 da receita da massa, e o recheio usou quase 2 maçãs verdes inteiras. Rendeu uma torta do tamanho de um prato grande, que serve até 6 pessoas.
Essa torta rústica pode ser feita com várias frutas (manga tá aprovadíssima!), é um ótimo jeito de aproveitar o que já está começando a passar na fruteira.