Menu Buscar

Receita de figo ramy

Ai gente! Tô feliz com essa receita que vocês nem imaginam!

Eu já tinha contado no post do doce de figo o quanto eu era apaixonada por figo ramy quanto eu era criança, um figo em compota fabricado pela Cica, que era uma fábrica de alimentos aqui de Jundiaí onde meu pai trabalhou durante muito tempo. E todo ano no Natal a gente ganhava a cesta de produtos e a lata de figo ramy era a estrela suprema. Como era bom o doce! E era caro né, então era difícil a gente comprá-lo durante o ano. Mas eu lembro muito bem do sabor, daquela lata com os figos bem escuros arrumadinhos e aquela calda grossa no fundo. Acho que junto com o doce de goiaba da minha vó, é o doce da minha infância.

O tempo passou, a Cica fechou (hoje virou um atacadista e eu amo passear lá, tem uma vibe deliciosa o lugar) e o figo ramy parou de ser fabricado porque era muito caro. Envolvia figos no ponto certinho de amadurecimento, então rolava muito descarte. Ainda existem algumas marcas de figo em calda vendidos em latas redondas, mas nada como o original.

Receita de Figo Ramy

Aí que eu fui fazer mimimi no Facebook e minha professora do Sesi (quem mais?) me passou uma receita. Gente. Obviamente não é o mesmo figo porque eu não tenho os tachos de cobre e as estufas – eu não sou uma indústria né? Mas chegou a encher os olhos de água quando eu comi, porque ficou o mais parecido possível pra uma receita feita em casa.

Ingredientes

30 figos firmes e não muito maduros
400g de açúcar cristal

Receita de Figo Ramy

Modo de Preparo

Lave bem os figos e com uma faca bem afiada faça um cortezinho de leve em cada um deles, no lado oposto ao cabinho. Numa panela de inox grande, coloque uma camada de açúcar, uma camada de figos bem arrumadinhos lado a lado, e cubra com açúcar. Se a panela não for muito grande, faça duas camadas de figo, intercaladas com açúcar. Deixe os figos descansarem no açúcar por cerca de 20 minutos para soltarem água.

Leve a panela ao fogo bem baixo, mas bem baixo mesmo. Se você tiver aquelas chapinhas de ferro pra esquentar a comida sem queimar (coisa de vó, sabe?) coloque embaixo da panela. E deixe cozinhar com a panela destampada. Demora horas sim, de vez em quando gire a panela pra calda se espalhar por igual e os figos cozinharem uniformemente. O doce vai estar no ponto quando a calda estiver bem grossa e escura.

Desligue o fogo e espere esfriar para manipular os figos sem quebrar. Pegue pelos cabinhos e arrume um ao lado do outro, como na foto, de preferência num recipiente de vidro esterilizado com água quente. Eu prefiro os figos mais secos, então deixei numa grelha de secar biscoitos pra escorrer a calda de um dia pro outro. Não precisa refrigerar, mas como não tem conservantes não dura lá muito tempo – eu arrisco dizer que dura uns 5 dias, talvez mais.