Essa época do ano é a minha preferida pra comer! Eu amo comidinhas de festa junina, e canjica é uma coisas das que eu mais gosto.
Cozinhar canjica doce é muito fácil, não tem segredo nenhum. Muita gente faz o cozimento direto no leite, mas ela azeda mais rápido e pode queimar a panela no fundo, por isso eu cozinho na água, guardo assim na geladeira e acrescento o leite e adoço só na hora de consumir.
A receita também não tem quantidades precisas – é mais um tutorial sobre como cozinhar canjica doce com algumas dicas pessoais.
Como fazer canjica doce
Cada 500g de canjica branca (um pacote comum) rende cerca de 8 porções. Eu gosto de fazer apenas meio pacote por vez.
A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro. E sim, deixe de molho na geladeira, não vai encruar e vai preservar a sua comida da proliferação de bactérias.
Se você for cozinhar logo pela manhã, pode colocar de molho antes de dormir, não tem problema.
Como é milho e não leguminosa, não precisa trocar essa água do remolho, pode cozinhar direto com ela.
Coloque tudo na panela de pressão e adicione mais água até o nível dela ficar uns 3 ou 4 dedos acima dos grãos. Feche a panela e leve ao fogo alto – quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte de 20 a 30 minutos (dependendo da quantidade de canjica). Deixe a panela perder a pressão sozinha, sem abrir. Se os grãos ainda estiverem meio durinhos, cozinhe mais um pouco com a panela aberta. Se precisar colocar água pra terminar de cozinhar, use sempre água quente, pra não encruar.
Depois de cozida, guarde na geladeira junto com a água do cozimento por no máximo 3 dias.
Ela pode ser cozida no leite ou no leite de coco também, mas estraga mais rápido, então eu prefiro cozinhar na água e acrescentar o leite na hora de consumir.

Para adoçar sua canjica branca pegue a porção que você vai consumir e aqueça bem numa panela com os outros ingredientes.
- Se você achar a água do cozimento muito grossa, descarte e esquente os grão no leite. Dá certo também com leite sem lactose, leite vegetal, leite de coco. Adoce à gosto.
- Se você gosta de uma canjica mais encorpada, use a água do cozimento e adicione leite em pó. Esse é meu jeito preferido! 😍
- Coco ralado também pode ser adicionado à canjica. Se for servir a canjica numa festa, você pode decorar com aquelas fitas de coco, que são lindas.
- Pra adoçar eu gosto bastante de leite condensado, mas dá pra usar açúcar, adoçante ou açúcar mascavo que deixa a canjica com uma cor mais rústica.
- Nas especiarias eu gosto apenas de canela em pó – se tiver um pauzinho de canela rolando aqui em casa eu fervo junto com a canjica na panela na hora de esquentar.
- Também dá pra esquentar com dois cravinhos, ou acrescentar cravo em pó, gengibre em pó e até um pouquinho de cardamomo em pó se você tiver em casa.
- Amendoim é outro clássico – aqueça um pouco numa frigideira bem seca em fogo médio, mexendo sem parar, até os grãos começarem a dourar, assim eles vão ficar mais crocantes. Também serve pra qualquer outro tipo de castanha que você queira acrescentar na canjica.
- No lugar do amendoim muita gente usa paçoca – dá bem certo também, mas como a paçoca já é doce só tome cuidado pra não adoçar demais.
É isso. Canjica é boa demais e dá pra variar as receitas de várias formas.