Que frio é esse, minha gente? Ok que eu amo um friozinho, dormir com vários cobertores, tomar banho quentinho e principalmente não morrer afogada no meu próprio suor, mas né, limite.
Aí que uma canja de frango caipira, daquelas bem reforçadas, cai muito bem nessas horas. Dá pra substituir o frango caipira por sobrecoxa e peito se você não souber lidar com os miúdos (eu mesma dei um chilique homérico quando vi a cabeça do frango, porque sou mãe de passarinho e me deu muita aflição). Mas olha, usar o frango inteiro vale a pena, e depois de 4 horas o pé do frango sumiu completamente, e aquilo é colágeno puro! Como diz minha professora de culinária, pé de frango é muito melhor do que Renew.
Canja de Galinha
Ingredientes
- 1 frango caipira inteiro (com os miúdos)
- 3 litros de água
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 tomates cortados em cubos, sem sementes
- 2 cenouras cortadas em rodelas
- 3 mandioquinhas cortadas em rodelas
- 3 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 1 xícara (chá) de vagem picada
- sal a gosto
- 1 xícara (chá) de arroz
Modo de Preparo
Corte o frango em pedaços, limpando os pedaços mais gordurosos e reservando as carcaças. Deixe as coxas e as asas com os ossos e a pele, e desosse o restante. Se o frango vier com os miúdos, limpe-os e tire as pontinhas das unhas dos pés.
Coloque as carcaças e os ossos numa panela com 2 litros de água e leve para ferver.
Em uma panela bem grande, frite aos poucos os pedaços de frango com o azeite, até dourarem. Separe os pedaços numa travessa a parte até fritar tudo.
Na mesma panela onde o frango foi refogado, refogue a cebola e o alho. Adicione os tomates e refogue até eles começarem a dourar. Volte o frango à panela, adicione o a cenoura, a mandioquinha e a vagem.
Coe o caldo da carcaça e adicione ainda quente na panela – pra não correr o risco de se queimar, vá pegando o caldo com uma concha e passe numa peneira na hora de colocar na panela da canja. Adicione também o litro de água restante, fervendo.
Deixe a canja cozinhar em fogo bem baixinho por cerca de 2 horas (quanto mais lento, melhor!), com a panela tampada.
Um pouco antes de servir, adicione o arroz cru e lavado, mexa e deixe cozinhar até o arroz estar no ponto.
Vamos às dicas!
- Na hora de fazer o caldo das carcaças, acrescente alguns vegetais pra fazer um caldo de frango mais saboroso – cebola, cenoura, alho-poró…
- Se você não gosta dos miúdos, faça a canja apenas com sobrecoxas, e substituia o caldo das carcaças por caldo caseiro de frango.
- Você pode acrescentar outros legumes que tiver na sua geladeira e temperos da sua preferência.
- A canja pode ser congelada em porções individuais por até 3 meses, o que é uma mão na roda quando a gente chega em casa do trabalho e quer uma sopinha gostosa pra esquentar a alma né?