
Quem é noveleiro aí? Começou A Dona do Pedaço e, pra quem não tá acompanhando, é a história de uma mocinha que vence na vida vendendo bolos caseiros. E o bolo que faz ela enriquecer é uma receita de bolo de canela que a Maria da Paz aprendeu com a avó.
No GShow tem a receita do bolo da Maria da Paz, mas eu demorei uns dias pra fazer porque tava achando meio… desproporcional. Muito ovo, muita manteiga e definitivamente muito açúcar. E bom, tá desproporcional mesmo. Eu fiz meia receita e rendeu duas formas de bolo pequenas – por isso ele está tão baixinho na foto.
Acabou que saiu um bolo bem denso, mas ainda sim fofinho. Mas eu diminuí a quantidade de açúcar da receita original, ficou bem equilibrado.
Como esse bolo é bem gostoso, e a canela dá um toque perfeito pra essa época do ano, vou testar de novo essa receita numa forma de bolo grande e atualizo o post aqui pra contar como ficou o rendimento (segue o Instagram ou assina a newsletter pra acompanhar!)
Bolo de Canela da Maria da Paz, de A Dona do Pedaço
A medida da xícara é de 200ml
Ingredientes
- 3 ovos
- 3/4 xícara (chá) de manteiga sem sal (150g)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícaras (chá) de leite (300ml)
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
para polvilhar - 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Misture as duas colheres de açúcar e a colher de canela e reserve.
Bata as claras em neve como uma pitadinha de sal e reserve.
Numa outra travessa, bata a manteiga, o açúcar e as gemas até obter um creme claro e fofinho. Aos poucos e sem parar de bater, vá acrescentando a farinha de trigo peneirada e o leite.
Tire da batedeira e com uma espátula misture a clara em neve e o fermento em pó na massa, com bastante delicadeza.
Coloque numa forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por cerca de 35 minutos, ou até que espetando um palito ou uma faquinha no bolo ele saia sequinho.
Vire o bolo num prato e, com a ajuda de uma peneira, polvilhe a mistura de açúcar e canela por cima.
Rendimento: uma forma de bolo grande, daquelas com furo no meio
Dicas
- A pitadinha de sal na clara ajuda a deixar a clara em neve mais firme. E em toda receita doce vai bem uma pitadinha de sal pra equilibrar o sabor.
- Ao invés de enfarinhar a forma, use açúcar. A casca do bolo fica mais bonita depois de assado, sem aquela casca branca da farinha de trigo.