Eu sou apaixonada por reality shows de gastronomia! Lá em 2015 eu entrei numa fase Bake Off Brasil e tentei fazer todas as receitas do programa (falhei miseravelmente). Comecei pelo tiramisù, que eu já tinha tentado antes e ficou um desastre 😅
É meio óbvio que a minha maior dificuldade foi seguir a receita a risca. Questionei a receita de biscoitos savoiardi no Instagram porque achei que levava farinha de menos (aquela que nem entrou no programa e já está causando), e acabei apelando pra receita de biscoito champagne do livro Técnicas Culinárias Profissionais do Senac (que até já saiu de linha se eu não me engano).
E não é que deu certo? Assim, deu tão certo que a receita merece um post só pra ela.
Bolacha champagne
Ingredientes
- 3 ovos
- 150g de açúcar (usei o baunilhado)
- 150g de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Preparo
Bata as claras em neve, acrescente 2/3 do açúcar e bata mais um pouco. Reserve na geladeira. Bata as gemas com o restante do açúcar até ficar um creme branco. Junte as duas misturas, mexendo delicadamente com um fouet. Acrescente a farinha peneirada aos poucos, com cuidado pra não perder o ar das claras.
Coloque num saco de confeitar com o bico liso e molde os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga. Polvilhe o açúcar de confeiteiro, deixe descansar por 10 minutos e polvilhe mais uma camada de açúcar de confeiteiro. Asse em forno pré-aquecido a 180°C até começar a dourar embaixo (cerca de 10 minutos, dependendo do forno).
Deixe esfriar antes de tirar do papel manteiga.
Agora nas festas de fim de ano você pode fazer seu próprio biscoito champagne sem conservantes, sem aditivos químicos e sem aquele preço absurdo do supermercado 🤩
No Podcast Entre Talheres eu gravei um episódio especial com dicas para ceias de final de ano – tem também um episódio dando idéias de reaproveitamento da ceia.