Vou começar essa resenha confessando que a leitura me deixou um pouco deprimida. A gente tem tanto ingrediente incrível no Brasil, mas pouca gente conhece, é mais difícil de encontrar pra comprar do que muitas frutas que vem de fora, e ainda tem várias espécies correndo o risco de extinção.
Ingredientes para uma confeitaria brasileira é tipo um pequeno catálogo de frutas, especiarias e ingredientes nacionais, com uma breve descrição de cada um.
Um livro muito fofinho, com uma diagramação linda e bem delicada. A autora também escreveu A Química dos Bolos, que está na minha wishlist desde que foi lançado.
Eu senti falta de fotos, já que fala de ingredientes que infelizmente são desconhecidos do grande público. Se não fotografias, talvez ilustrações delicadas como a da capa, que são lindas demais pra não estarem espalhadas no livro inteiro.
Aliás, a parte de dentro da capa tem um mapa ótimo resumindo de que região os ingredientes são nativos.
A descrição dos ingredientes é objetiva, não se aprofunda por exemplo no modo de utilização de cada um. E também não traz receitas.
Pensando bem, pra que receita se o objetivo do livro é meio que jogar na cara que a gente tem ingredientes maravilhosos mas não tem fácil acesso a eles? 🤔
Vale a pena comprar? Como curiosidade pra conhecer o básico sobre novos ingredientes nacionais, se você não conhece nada deles, vale sim até porque não é um livro caro. Mas se você já conhece esses ingredientes e estiver procurando receitas ou informações mais detalhadas sobre eles pode ficar meio decepcionado.
Ingredientes para uma confeitaria brasileira
Joyce Galvão
Editora Companhia de Mesa
160 páginas, capa comum, 2021 (1ª edição)