Esse livro Caderno de Receitas Tradicionais da Toscana entrega exatamente o que o título promete: 200 receitas tradicionais da Toscana (ah jura?) – que inclusive é um estilo que super influenciou a culinária francesa.
Isso significa que apesar da pegada de comida afetiva da nonna, as receitas incluem muito ingrediente que a gente não tem fácil acesso no Brasil (ainda não descobri direito o que é uma tenca), e muito prato com frutos do mar e miúdos.
Este livro nos proporciona um giro completo pela cozinha toscana, com receitas tradicionais, curiosidades culturais e históricas ligadas à confecção dos pratos e ao estilo das refeições, sempre concluídas com um doce típico.
As 200 receitas são divididas em antepastos, sopas, molhos, pratos principais, pratos a base de peixe e sobremesas.
Uma coisa que eu achei bacana foi que cada receita tem uma explicaçãozinha. Por exemplo, na receita de piselli alla fiorentina (ervilha à florentina) o livro explica que esse prato geralmente é preparado na segunda quinzena de abril, “quando as ervilhas estão mais tenras, pequenas e perfumadas, e o alho é novo”. Respeitar a época de cada ingrediente pra aproveitar o melhor dele é uma coisa que a gente às vezes esquece de fazer hoje em dia.
A parte ruim é que as receitas não tem fotos, então não faço idéia de como deveriam se parecer os sfratti di pitigliano (eu sei, já joguei no Google).
A diagramação lembra um caderno de receitas de vó, com linhas em todas as páginas, uma fonte meio manuscrita (que eu achei pessoalmente pavorosa) e muitas ilustrações lindíssimas que são ofuscadas pelos itens anteriores. Sinceramente não curti muito o visual, pra mim tinha um potencial estético bem maior. Mas pelo menos é bem fininho e não vai ocupar muito espaço na prateleira.
No fim, resenhar esse livro acabou me deixando foi meio frustrada por já ter esquecido o pouco de italiano que eu estudei, e por não ter perspectiva de viajar pra Itália tão cedo 😭
Vale a pena comprar? Se você estiver procurando exatamente por receitas tradicionais da Toscana, vale. Se você procura uma culinária italiana mais simples, comidinha do dia-a-dia ou um livro de receitas mais práticas, aí não vale não.
Caderno de receitas tradicionais da Toscana: mais de 200 receitas da autêntica cozinha tradicional toscana
Disal Editora
110 páginas, capa comum, 2019 (1ª edição)