Receita de “Vaca Atolada” Improvisada

Receita de "Vaca Atolada Improvisada"

Sábado passado foi dia de fazer marmita e eu precisava desesperadamente de espaço no freezer. Aí improvisei uma panela de uma coisa bem parecida com uma vaca atolada. Tá, eu sei que vaca atolada é feita com costela, mas acabou ficando tão gostosa que vale a receita.

Do mesmo jeito que eu peguei tudo o que tinha no freezer pra fazer o almoço, fica aí a idéia pra você fazer uma carne com mandioca com o que estiver disponível na sua geladeira. E você pode acrescentar ervas secas a gosto também.

“Vaca Atolada” Improvisada

Ingredientes

1kg de mandioca
1 linguiça calabresa picada em pedaços grandes
1/2 xícara (chá) de salame picado em pedaços grandes
2 xícaras (chá) de lagarto em tiras
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas cortadas em tiras grandes
4 dentes de alho picados
pimenta do reino a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe a mandioca na pressão por cerca de 40 minutos ou até amolecer bem. Descarte 2/3 da água e reserve o restante da água com a mandioca na mesma panela do cozimento.

Frite a linguiça e o salame – veja aqui a dica para fritar a linguiça no microondas pra ficar mais sequinha – e reserve.

Aqueça uma frigideira grande e vá adicionando a carne aos poucos com o azeite, deixando dourar bem. Quando estiver dourada, acrescente a cebola e o alho. Refogue mais um pouco.

Junte tudo na panela da mandioca com a água, acrescente a pimenta do reino e volte ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso. Acerte o sal e sirva quente.




  Seguir