Menu Buscar

Torta de maçã vista de cima, faltando uma fatia. A torta está num prato estampado, sobre um tecido com estampas de matrioskas. Ao lado do prato, uma espátula.

Receita de torta rústica de maçã

Naquelas de procurar a receita perfeita de uma torta de cereja eu descobri uma coisa muito importante: cereja congelada não fica com uma aparência muito bonita. Então quando o tempo finalmente estava mais fresquinho e eu criei coragem pra fazer a minha torta… as cerejas estavam moles, meio azedas (calma, elas viram geléia e geléia vira torta sim!).

Então bora fazer uma torta de maçã mesmo.

A receita da massa veio do Smitten Kitchen e eu segui direitinho todas as dicas sobre a manteiga precisar estar super gelada. Vale a pena tomar esse cuidado porque a massa fica bem crocante, quase folhada, uma delícia! E é muito importante ela ficar com pedaços de manteiga e não ficar muito lisa. Esquece aquela massa que é sovada até ficar bem lisinha, não é essa receita.

Essa receita rende duas formas de 18cm de diâmetro, aquelas de fundo removível. Não tenho a forma maior então não sei que tamanho fica a torta grande.

Torta rústica de maçã

Ingredientes

massa
315g de farinha de trigo
15g de açúcar
1 pitada generosa de sal
225g de manteiga gelada
120ml de água bem gelada
ovo para pincelar
açúcar cristal para polvilhar

recheio
6 maçãs grandes
6 colheres (sopa) de açúcar
suco de 1 limão
1 colher (chá) de canela

Modo de Preparo

Comece preparando a massa: misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga em cubos, bem gelada, e misture com uma espátula ou rapidamente com as mãos, deixando pedaços de manteiga. Acrescente a água bem gelada e misture tudo, mas sem deixar a massa lisinha nem sovar demais, até formar uma bola. Se precisar, acrescente mais uma ou duas colheres (sopa) de água gelada aos poucos. Os pedacinhos de manteiga que vão ficar no meio da massa é que vão deixá-la crocante. Divida a massa em duas, embrulhe as duas partes em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.

Para o recheio, coloque uma colher (sopa) do suco do limão numa tigela com água. Descasque as maçãs, corte em fatias e deixe nessa água para não oxidarem enquanto abre a massa.

Com um rolo, abra uma metade da massa numa superfície levemente enfarinhada, com o cuidado de não trabalhar a massa demais. Arrume numa assadeira com fundo removível (não precisa untar).

Escorra bem as maçãs e arrume na massa. Sim, vai dar uma pilha gigante de maçã, é assim mesmo. Polvilhe o açúcar, a canela e jogue o restante do suco de limão por cima. Abra o restante da massa um pouco mais fina, cubra a torta e faça cortes com uma faca afiada, para o vapor das maçãs sair.

Leve a torta montada à geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C. Bata o ovo com 1 colher (sopa) de água*. Pincele a torta com essa mistura, polvilhe açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho da torta.

* Você não vai usar um ovo inteiro para pincelar a torta, então bata o ovo, separe uma ou duas colheres, dependendo do tamanho da torta, e acrescente a água. O resto do ovo você pode usar num omelete ou numa rabanada por exemplo.

Torta de maçã num prato turquesa. Ao lado do prato, talheres com cabo de madeira. O prato está sobre um tecido estampado.

Já fiz essa receita duas vezes em uma semana, e na segunda tentativa usei um cortador em formato de estrela pra tentar dar formato nos cortes do topo da massa. O contorno não ficou retinho mas eu gostei. E na segunda vez eu lembrei de polvilhar o açúcar cristal antes de levar ao forno – faz uma baita diferença!

No Podcast Entre Talheres eu gravei um episódio especial com dicas para ceias de final de ano – tem também um episódio dando idéias de reaproveitamento da ceia.