Receita de Torta de Goiabada e Queijo Coalho


Receita de Torta de Goiabada e Queijo Coalho

Da última vez que eu fiz a minha incrível deliciosa divônica torta rústica de maçã sobrou um pouco de massa, e eu aproveitei pra testar um recheio diferente. E deu muito certo essa combinação, porque goiabada e queijo nasceram um pro outro.

Torta de Goiabada e Queijo Coalho

Ingredientes

massa
155g de farinha de trigo
8g de açúcar
1 pitada de sal
115g de manteiga gelada
60ml de água bem gelada
ovo para pincelar
açúcar cristal para polvilhar

recheio
150g de queijo coalho picado em cubos
150g goiabada picada em cubos

Receita de Torta de Goiabada e Queijo Coalho

Modo de Preparo

Misture os ingredientes secos da massa e acrescente a manteiga bem gelada em cubinhos. Trabalhe bem rapidamente a massa, só até ela ficar parecendo uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture deixando pedaços de manteiga na massa. Divida em duas, enrole em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Na receita da torta de maçã tem uma explicação mais detalhada sobre essa massa.

Abra uma das metades numa superfície levemente enfarinhada e coloque numa forma de fundo falso com 18cm de diâmetro (não precisa untar). Coloque o recheio – o queijo embaixo e a goiabada em cima. Abra a outra metade, cubra a torta fechando bem a lateral e faça alguns cortes pro vapor do recheio escapar. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos, e enquanto isso pré-aqueça o forno a 200°C.

Bata o ovo com um pouco de água e pincele a torta. Polvilhe o açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 30 minutos, até ficar bem dourada. Sugiro comer ainda morninha.

Tentei congelar, e apesar da massa se dar super bem no freezer por até 3 meses, esse recheio não. A goiabada ficou mais doce, e o queijo coalho ficou borrachudo.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *