Receita de Torta de Cereja

Publicada em 14/01/2016 ReceitaSobremesas

Receita de Torta de Cerejas

Mimimi quero torta de cereja mimimi…

Pronto, taí a torta de cereja! Não era clafoutis, não era torta de maçã. Era torta de cereja.

Eu sei que a época de cerejas já passou, mas fica a dica aí pro ano que vem: congelei as cerejas que eu comprei em promoção e fiz a torta alguns dias depois, quando o tempo ficou mais fresquinho.

Maaas… quando eu descongelei pra fazer a torta e comecei a desencaroçar (ano que vem se tudo der certo terei um descaroçador, tá vindo da China então só pro Natal que vem mesmo), as cerejas estavam com uma cara péssima. Meio marrons, soltando muita água, com um gosto meio estranho. Pra não jogar fora, tentei uma geléia desesperada, que deu certo! Aí a geléia virou torta, com a maravilhosa massa da torta de maçã (que na verdade era pra ser mesmo a torta de cereja desde o começo). Acho que congelar cerejas só vai servir pra usá-las cozidas depois mesmo.

Fiz uma tortinha pequena, com 18cm, e achei suficiente por dois motivos: o recheio é bem doce, então uma torta grande pode ser enjoativa. E vai muita cereja, haja dinheiro.

Torta de Cerejas

Ingredientes

geléia
4 xícaras (chá) de cerejas frescas, já sem caroço
3 colheres (sopa) de açúcar cristal ou demerara
50ml de licor de cereja (usei cherry brandy)
50ml de xarope de cereja (opcional)*

massa
155g de farinha de trigo
8g de açúcar
1 pitada de sal
115g de manteiga gelada
60ml de água bem gelada
ovo para pincelar
açúcar cristal para polvilhar

Modo de Preparo

geléia
Coloque as cerejas numa panela e cubra com o açúcar. Deixe descansar por 10 a 15 minutos pro açúcar tirar todo o suco da cereja. Acrescente os outros ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o líquido quase secar. Use o recheio gelado na torta, e se juntar uma caldinha no fundo deixe descansando numa peneira antes de usar (e use a calda pra outra coisa, tipo pra colocar no sorvete).

massa
Misture os ingredientes secos e acrescente a manteiga bem gelada em cubinhos. Trabalhe bem rapidamente a massa, só até ela ficar parecendo uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture deixando pedaços de manteiga na massa. Divida em duas, enrole em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Na receita da torta de maçã tem uma explicação um pouco melhor sobre essa massa.

Abra uma das metades numa superfície levemente enfarinhada e coloque numa forma de fundo falso com 18cm de diâmetro (não precisa untar). Coloque o recheio já gelado. Abra a outra metade, cubra a torta fechando bem a lateral e faça alguns cortes pro vapor do recheio escapar. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos, e enquanto isso pré-aqueça o forno a 200°C.

Bata o ovo com um pouco de água e pincele a torta. Polvilhe o açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 30 minutos, até ficar bem dourada. Sugiro comer ainda morninha.

Receita de Torta de Cereja

* Já falei no Instagram, tô viciada nos xaropes de frutas da Monin! O clássico é fazer a soda italiana com xarope e água com gás (e pagar uma pequena fortuna!) mas eu já usei pra fazer caipirinha, misturei com vinho e com espumante… ih, dá pra fazer muita coisa com esse xarope. Ele é quase a versão para bebidas da pasta saborizante.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *