Menu Buscar

Receita de torta de cereja

Mimimi quero torta de cereja mimimi…

Pronto, taí a torta de cereja! Não era clafoutis, não era torta de maçã. Era torta de cereja.

Eu tentei congelar cerejas – eu sei que dá certo, mas tem uma técnica que obviamente eu desconheço. Não é só enfiar as geléias no congelador, aparentemente.

Aí… quando eu descongelei pra fazer a torta e comecei a desencaroçar (e depois disso eu imediatamente comprei um desencaroçador), as cerejas estavam com uma cara péssima. Meio marrons, soltando muita água, com um gosto meio estranho. Pra não jogar fora, tentei uma geléia desesperada, que deu certo! Aí a geléia virou torta, com a maravilhosa massa da torta de maçã (que na verdade era pra ser mesmo a torta de cereja desde o começo).

Decididamente eu preciso aprender a congelar cerejas direito!

Fiz uma tortinha pequena, com 18cm, e achei suficiente por dois motivos: o recheio é bem doce, então uma torta grande pode ser enjoativa. E vai muita cereja, haja dinheiro.

Torta de cerejas

Ingredientes da geléia

Ingredientes da massa

Modo de preparo da geléia

Coloque as cerejas numa panela e cubra com o açúcar. Deixe descansar por 10 a 15 minutos pro açúcar tirar todo o suco da cereja. Acrescente os outros ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o líquido quase secar. Use o recheio gelado na torta, e se juntar uma caldinha no fundo deixe descansando numa peneira antes de usar (e use a calda pra outra coisa, tipo pra colocar no sorvete).

Modo de preparo da massa

Misture os ingredientes secos e acrescente a manteiga bem gelada em cubinhos. Trabalhe bem rapidamente a massa, só até ela ficar parecendo uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture deixando pedaços de manteiga na massa. Divida em duas, enrole em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Na receita da torta de maçã tem uma explicação um pouco melhor sobre essa massa.

Abra uma das metades numa superfície levemente enfarinhada e coloque numa forma de fundo falso com 18cm de diâmetro (não precisa untar). Coloque o recheio já gelado. Abra a outra metade, cubra a torta fechando bem a lateral e faça alguns cortes pro vapor do recheio escapar. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos, e enquanto isso pré-aqueça o forno a 200°C.

Bata o ovo com um pouco de água e pincele a torta. Polvilhe o açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 30 minutos, até ficar bem dourada. Sugiro comer ainda morninha.

Receita de Torta de Cereja

* Já falei no Instagram, tô viciada nos xaropes de frutas da Monin! O clássico é fazer a soda italiana com xarope e água com gás (e pagar uma pequena fortuna!) mas eu já usei pra fazer caipirinha, misturei com vinho e com espumante… ih, dá pra fazer muita coisa com esse xarope. Ele é quase a versão para bebidas da pasta saborizante.

No Podcast Entre Talheres eu gravei um episódio especial com dicas para ceias de final de ano – tem também um episódio dando idéias de reaproveitamento da ceia.